Jornalista indiano morre tweetando por ajuda para tratar Covid-19

Vinay Srivastava usou o Twitter em seus últimos dois dias para implorar por ajuda de vários hospitais e médicos.

Jornalista indiano morre tweetando por ajuda para tratar Covid-19 | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Vinay Srivastava, um jornalista de 65 anos da Índia, morreu após ter sido negado atendimento médico por sintomas graves semelhantes aos da Covid-19. Ele usou o Twitter em seus últimos dois dias para implorar por ajuda de vários hospitais e médicos.

De acordo com o tweet de Srivastava na sexta-feira (16), seu nível de oxigênio caiu para 52, que é 43 pontos abaixo de 95 que é considerado 'normal' e significativamente menor que 88, que é considerado 'alarmante'.

Em seu tweet traduzido do hindu, ele disse: "Médicos e hospitais em seu estado se tornaram todos autocráticos: eu tenho 65 anos de idade, junto com isso, tenho espondilite devido à qual meu nível de oxigênio caiu para 52 e nenhum hospital o laboratório e os médicos estão atendendo ao telefone." Ele dirigiu o tweet a Yogi Adityanath, ministro-chefe do estado de Uttar Pradesh.

O filho de Srivastava, Harshit, procurou desesperadamente por uma cama de hospital para seu pai e esperou horas fora do Escritório do Diretor Médico (CMO) por uma carta obrigatória que os hospitais exigem antes de admitir pacientes Covid, de acordo com o jornal ThePrint. Ele foi afastado de três hospitais diferentes.

Jornalista indiano morre tweetando por ajuda para tratar Covid-19 - Foto: Twitter

"Corremos de um pilar a outro, mas não conseguimos um cilindro de oxigênio para ele", disse Harshit ao ThePrint. "Um parente nos emprestou seu próprio cilindro. Fui reabastecê-lo à meia-noite. Havia uma longa fila para isso também, tive que lutar com outros para salvar meu pai."

"A amostra dele foi coletada na manhã de sábado, mas vamos obter os resultados (do teste RT-PCR para confirmar COVID) somente depois de três dias. Nenhum hospital está disposto a interná-lo sem um relatório positivo para COVID, embora ele tenha todos os sintomas da doença ", disse ele.

No sábado (17), Srivastava twittou que seu nível de oxigênio caiu ainda mais para tão baixo quanto 31 e perguntou: "Quando alguém vai me ajudar." Ainda no sábado, Srivastava morreu.

"Meu pai foi jornalista nos últimos 30 anos. Ele sempre ajudou pessoas ao longo de sua carreira. Gastou todo o seu salário ajudando pessoas em perigo durante a pandemia. Mas quando ele está lutando por sua vida, não há ajuda para ele". um Harshit com os olhos marejados disse ao ThePrint fora do escritório do CMO.

Pessoas enterrando vítimas da Covid-19 na Índia - Foto: Danish Siddiqui / Reuters 

O Dr. Surya Pratap Singh, um oficial administrativo indiano de Lucknow, compartilhou uma foto do corpo de Srivastava coberto com um lençol cercado por sua família enlutada. Junto com ele, Singh escreveu: "O apelo do jornalista Vinay Srivastava não foi ouvido enquanto ele estava vivo, mas mesmo após sua morte, sua família continuou esperando pela ambulância."

Desde que a notícia da morte de Srivastava se tornou viral, o ministro-chefe da UP, Yogi Adityanath, ordenou que os hospitais também admitissem pacientes suspeitos de Covid.

Os casos de Covid-19 estão saindo de controle na Índia, o país de 1,3 bilhão de habitantes registrou 273.810 infecções e 1.619 mortes nas últimas 24 horas. A capital Nova Délhi prolongará lockdown por mais 7 dias.

Segundo o UOL, diante dessa situação, as autoridades tomaram a decisão de "permitir que todas as pessoas maiores de 18 anos sejam vacinadas a partir de 1º de maio", indicou o Ministério da Saúde. A ambição indiana de vacinar toda a população esbarra na falta de doses. Até sábado, apenas 117 milhões haviam sido aplicadas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES