Jovens cruzam fronteira e tomam vacina no Uruguai: “Ia demorar”

Brasileiros com mais de 18 anos e que possuem cidadania uruguaia podem ser imunizados contra o novo coronavírus no país vizinho.

Vacinação | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta semana, um jovem identificado como Abdel Perez, de 18 anos, tomou a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Morador de Santana do Livramento, no interior do Rio Grande do Sul, na fronteira com o Uruguai e resolveu ir ao país vizinho só para se vacinar.

Filho de uma uruguaia, Abdel é um doble chapa, como são chamados na região os brasileiros descendentes de uruguaios que têm dupla cidadania. Assim como ele, brasileiros com mais de 18 anos e que possuem cidadania uruguaia podem ser imunizados contra o novo coronavírus no país vizinho - não é necessário ser profissional de saúde ou fazer parte de algum outro grupo prioritário. 

Jovem de apenas 18 anos tomou a primeira dose da vacina contra a Covid-19 - Foto: Arquivo Pessoal

"Foi fascinante, uma surpresa muito boa. Não esperava ser vacinado tão rápido, porque estava aguardando no Brasil, onde demoraria muito, muito mesmo", diz o jovem à BBC News Brasil. Enquanto o Brasil caminha a passos lentos na imunização contra a Covid-19, o Uruguai tem avançado rapidamente na imunização de seus habitantes. O país vizinho planeja vacinar cerca de 70% de seus quase 3,5 milhões de moradores até o fim do primeiro semestre deste ano.

Diversos moradores de Santana do Livramento têm se vacinado em Rivera, no Uruguai. Na cidade brasileira, de cerca de 76 mil habitantes, muitos moradores têm dupla cidadania. Há também vários uruguaios que vivem no Brasil e foram ao país de origem para serem imunizados. Brasileiros que trabalham no Uruguai também estão sendo vacinados lá. A vacinação na fronteira brasileira é considerada fundamental pelas autoridades uruguaias, em virtude do atual cenário da pandemia no Brasil, com sucessivos recordes de mortes e casos.

As informações são do UOL



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES