Lacen começa a produzir testes de anticorpos para Covid-19

O exame, feito através de amostras de sangue, detecta a presença de anticorpos IgM e IgG, formando um perfil sorológico

TESTE | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen-PI) deu início à produção de testes sorológicos de anticorpos para Covid-19 por quimioluminescência, metodologia que possui sensibilidade e especificidade maior do que o teste rápido. O exame, feito através de amostras de sangue, detecta a presença de anticorpos IgM e IgG, formando um perfil sorológico para saber se a pessoa testada já esteve em contato com o vírus ou não.

A implantação da metodologia por quimioluminescência significa ganhos em relação ao tempo de liberação do resultado e também diminuição de custos. Atualmente é o que existe de mais avançado quando se trata de dosagem de anticorpos. O resultado é quantitativo e a dosagem é realizada através de uma máquina chamada Maglumi, que produz 184 testes por hora. O Lacen dispõe de duas máquinas.

Nesse primeiro momento os exames serão realizados com os profissionais de saúde e, posteriormente, disponibilizados para a população em geral. “Estamos fazendo uma licitação para a compra de mais testes e esse exame vai ser distribuído para a população. Ele é importante pois a metodologia é mais ágil e precisa, portanto auxiliará o estado no acompanhamento do real perfil epidemiológico e sorológico no Piauí”, afirmou a diretora do Lacen, Walterlene Carvalho.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES