Lacen registra aumento no número de testes para a Covid-19

Antes eram feitos de 800 a 1.000 testes por dia, a média agora está em 1.155, um aumento de 15,5 %.

Lacen | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen-PI) apresentou um crescimento na média de exames realizados por dia para a detecção do novo coronavírus. Antes eram feitos de 800 a 1.000 testes por dia, a média agora está em 1.155, um aumento de 15,5 %.

Esse crescimento é um reflexo dos últimos 14 dias. Somente no dia 10 de dezembro, foram realizados 1.548 teste de RT-PCR, que é considerado padrão ouro para a identificação da infecção.

“Estamos recebendo uma maior quantidade de amostras para serem examinadas nesses últimos dias, chegando a serem feitos mais de 1.500 testes em apenas um dia. Isso é reflexo dos investimentos na capacidade instalada no laboratório que no início da pandemia realizava 500 testes por dia”, lembra a diretora-técnica do Lacen, Marcela Queiroz.

Até o dia 15 de dezembro, o Lacen-PI já realizou 116.823 exames. O laboratório funciona 24 horas por dia e os resultados dos exames são liberados em até 48 horas. “Na nossa nota técnica colocamos como prazo 72 horas para a apresentação dos resultados, mas com o funcionamento em 24 horas e o aumento da nossa capacidade, nossa média é de 1,9 dias para a liberação desses exames”, destaca a diretora.

O aumento na capacidade operacional instalada do Lacen faz parte do cronograma de investimentos que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) vem implantando desde o início da pandemia, e que está ajudando o Piauí no enfrentamento à Covid-19.

“Estamos buscando sempre incrementar o nosso laboratório para que tenhamos exames em tempo hábil, foi adquirido um extrator automático, que mais que dobrou a capacidade, além da realização também de exames de quimioluminescência em profissionais da saúde, técnica que possui uma sensibilidade maior e maior especificidade em relação aos demais testes”, enfatiza o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

Esse crescimento no número de amostras que chegam ao laboratório faz ascender um alerta à população, que deve manter as medidas higiênico sanitárias recomendadas pelo profissionais da saúde para evitar a propagação da Covid-19.

“Existem diversas medidas que nós cidadãos podemos seguir para podermos reduzir a transmissão do coronavírus. Devemos manter o distanciamento social, o uso da máscara, lavagem constante das mãos e toda a etiqueta respiratória recomendada, principalmente neste período de festas de fim de ano quando temos tradição de nos reunir com amigos e familiares”, afirma o médico intensivista e representante do COE, Bruno Ribeiro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES