Luciano Hang e Wizard negociam compra de vacinas com a China

O grupo de empresários tem feito lobby abertamente pela flexibilização das regras de compra de vacinas por empresas.

Luciano Hang e Carlos Wizard | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os empresários Luciano Hang e Carlos Wizard - figuras centrais do empresariado bolsonarista - estão à frente de uma iniciativa para viabilizar a compra de vacinas pela iniciativa privada. Um emissário dos empresários se reuniu, nessa quarta-feira (14), com representantes da Embaixada da China com o objetivo de comprar imunizantes fabricados no país. 

O encontro foi articulado pelo Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina), presidido pelo advogado Thomas Law, e pelo  Comitê de Crise da Covid-19, ligado à Frente Parlamentar Mista do Comércio Internacional e Investimentos e coordenado pelo deputado Evair de Melo (PP-ES). 

Também participou da reunião um representante da Belcher Farmacêutica, indústria paranaense que integra a iniciativa de Hang e Wizard e já obteve do Ministério da Saúde autorização para negociar a compra de 8 milhões de doses da vacina do laboratório chinês Sinovac - o mesmo imunizante produzido em parceria com o Instituto Butantan. A farmacêutica tem interesses comerciais em representar fabricantes chineses no Brasil.

Empresários lideram grupo de empresários que quer comprar vacinas  - Foto: Divulgação

Lobby pela mudança na lei

O grupo de empresários tem feito lobby abertamente pela flexibilização das regras de compra de vacinas por empresas. Pela lei vigente, até que todos os grupos prioritários sejam vacinados, 100% das doses compradas por particulares devem ser doadas ao SUS. Após a vacina dos grupos prioritários, a obrigação de doação cai para 50%. 

A expectativa do grupo de empresários é adquirir um primeiro lote de 8 milhões de doses e doá-lo integralmente ao SUS. Depois dessa primeira compra, que teria o objetivo de mostrar que a atuação privada não concorre com o Plano Nacional de Imunização, a ideia é doar 50%,  e destinar a outra metade de acordo com seus interesses.

Para isso, entretanto, o sucesso das negociações de compra deve caminhar sintonizado com os movimentos de pressão no Planalto e no Congresso.

Não só a Coronavac

Para evitar a concorrência com o Instituto Butantan, o grupo conversou com Qu Yuhui, ministro conselheiro da Embaixada da China, sobre a possibilidade de compra de imunizantes de outros fabricantes chineses, como Sinopharm e Cansino.

Segundo relato divulgado pelo deputado Evair de Melo - que é vice-líder do governo na Câmara -, a posição do governo chinês é tratar o coronavírus como “inimigo número um” do planeta. Na reunião, de acordo com o parlamentar, o diplomata garantiu que a embaixada chinesa no Brasil está em contato constante com os laboratórios que produzem cinco tipos diferentes de imunizantes contra o coronavírus. Ele lembrou que existem tratativas com o Ministério da Saúde para que outras vacinas sejam aprovadas para distribuição e isso pode aumentar o fluxo de fornecimento. 

Mudança no discurso 

Vice-líder de um governo que protagonizou diversos embates com a China - especialmente na questão das vacinas -, Evair de Melo destacou as fortes relações econômicas com os chineses e afirmou que a preocupação de todos é “termos vacina no braço e comida no prato”.

Em um tom dissonante do adotado pelo bolsonarismo desde o começo da pandemia, o deputado ainda agradeceu o governo chinês por ser o “grande parceiro” do Brasil na produção e viabilização de imunizantes e ressaltou que o gigante asiático continua preocupado em produzir o Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) e vacinas para o mundo todo, embora não tenha completado a vacinação de sua própria população. 

O fato de o grupo buscar os chineses para a compra de vacinas indica uma mudança também no discurso dos empresários. Em outubro de 2020, Hang chegou a postar em seu Instagram a fala de um médico questionando a Coronavac. Ele legendou o vídeo com o seguinte texto: “Coronavac: você tomaria uma vacina que os efeitos colaterais podem ser piores do que a própria doença?”

Fonte: Congresso em foco



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES