Lula pede que Biden convoque G20 para garantir distribuição de vacinas

Em entrevista à CNN americana, ex-presidente também sugeriu que governo dos EUA doe excedente de imunizantes a outros países.

Lula | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Entrevistado pela rede de TV americana CNN, o ex-presidente Lula pediu o apoio de Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, no esforço pela distribuição de vacinas da Covid-19 no mundo. À âncora Christiane Amanpour, o petista também sugeriu que Biden doe o excedente de imunizantes para outros países e também falou sobre sua possível candidatura em 2022. As informações são do UOL.

Entre as sugestões de Lula para Biden está a convocação de uma reunião do G20 para discutir a distribuição de vacinas. "É importante chamar os principais líderes mundiais e debater uma única questão: vacina, vacina e vacina", afirmou. O ex-presidente acrescentou que não poderia fazer um pedido desse tipo a Donald Trump, mas considera Biden "um sopro de democracia no mundo". 

Lula em entrevista para a CNN Americana

A entrevista foi a primeira concedida pelo ex-presidente desde a anulação de suas condenações relativas à Lava Jato pelo STF e recuperação de seus direitos políticos.

O ex-presidente também fez críticas ao governo Bolsonaro e à falta de vacinas contra a Covid-19 no Brasil, que enfrenta o maior colapso hospitalar e sanitário da história, de acordo com a Fiocruz. Para Lula, uma saída para a escassez seria a doação do excedente de imunizantes em países ricos, como os Estados Unidos, para outras regiões do mundo. 

Sobre a possibilidade de concorrer à presidência novamente em 2022, Lula afirmou que não vai negar o convite se estiver em condições de disputar as eleições e o PT (Partido dos Trabalhadores) o considerar o melhor candidato para o pleito. O ex-presidente, entretanto, afirmou que seu foco agora é tratar da questão da pandemia e das vacinas. "Minha prioridade é salvar este país", declarou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES