MA tem casos de transmissão comunitária por coronavírus,diz secretário

O secretário de Saúde Carlos Lula também anunciou nesta segunda (30) novo esquema de atendimento para casos suspeitos e confirmados por Covid-19. Estado também vai passar a ter protocolo para sepultamento de vítimas pela doença.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O secretário estadual de Saúde do Maranhão, Carlos Lula, afirmou na tarde desta segunda-feira (30) que o Maranhão já registra casos de transmissão comunitária do novo coronavírus. A informação foi confirmada durante uma entrevista coletiva realizada no Palácio dos Leões, sede do governo do Estado. As informações são do Imirante.

A transmissão comunitária é aquela que não é possível rastrear qual a origem da infecção, indicando que o vírus circula entre pessoas que não viajaram para outros estados ou países, e não tiveram contato com nenhum caso confirmado.

Foto: Alex Barbosa/TV Mirante 

De acordo com o secretário, alguns pacientes testados positivo neste fim de semana não tiveram histórico de viagens para fora do estado, não tiveram contato com casos suspeitos ou confirmados. Até o momento, o estado possui 22 casos confirmados e uma morte por Covid-19.

“A gente não tinha essa certeza, mas a partir do dia de ontem (domingo, 29), tivemos a confirmação. Há casos inclusive de pessoas que não tiveram contato com casos confirmados, não viajaram para nenhum lugar, nem para o exterior, nem para dentro do país, mas, ainda assim, testaram para Covid-19”, disse Carlos Lula.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou ainda na segunda-feira (30) que subiu para 31 o número de casos confirmados do novo coronavírus no Maranhão. De acordo com a SES, a contagem dos casos confirmados leva em consideração a primeira morte pela Covid-19 no estado, registrada no domingo (29) segundo a metodologia do Ministério da Saúde.

Atendimento dos casos de Covid-19

Durante a coletiva, o secretário Carlos Lula anunciou algumas mudanças no sistema estadual de saúde para receber os casos suspeitos e confirmados pelo novo coronavírus no Maranhão. A mudança deve permitir mais agilidade no atendimento e evitar que novas transmissões possam ser registradas no estado.

Apenas as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Itaqui-Bacanga, Cidade Operária e Vinhais vão receber pacientes com suspeitas de transmissão por Covid-19. Em seguida, eles devem passar por uma triagem médica e, dependendo da gravidade do caso sendo leve, moderado ou grave, podem ser encaminhados para hospitais ou seguem para isolamento domiciliar. Veja como será realizado o atendimento:

Casos leves: pacientes terão alta e devem receber orientações para ficarem em isolamento domiciliar;

Casos moderados: pacientes serão internados na enfermaria do Hospital Carlos Macieira, Hospital das Clínicas Integradas, Hospital da Mulher, Hospital Universitário Presidente Dutra e Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão (HTO);

Casos graves: pacientes serão internados da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Carlos Macieira, Hospital das Clínicas Integradas, Hospital da Mulher, Hospital Universitário Presidente Dutra e Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão (HTO).

As UPAs do Parque Vitória e Vila Luizão, os hospitais municipais Djalma Marques (Socorrão I), Clementino Moura (Socorrão II), Aldenora Belo, Hospital Universitário Materno Infantil e o Hospital do Câncer serão 'blindados' e não vão receber pacientes com suspeita e confirmados para Covid-19. A medida serve para não carregar os sistema estaduais e municipais de saúde e, não provocar novas transmissões.

Protocolo de sepultamento

O secretário Carlos Lula também anunciou que a partir desta segunda o estado passa adotar um protocolo para sepultamento de casos suspeitos e confirmados pela Covid-19 no estado. A partir de agora, as vítimas serão sepultadas em uma cerimônia rápida de 10 minutos, com a presença de no máximo dez familiares e com o caixão fechado.

Centro de Testagem

O Maranhão possui dois Centros de Testagem para casos do novo coronavírus. O primeiro, é localizado localizado na Policlínica Diamante em São Luís. O segundo também é localizado em São Luís, no Viva Beira-Mar.

Devem procurar os centros pessoas que estejam com sintomas de febre, tosse e dificuldade de respirar ou tenham feito viagens para outras áreas que estejam com casos confirmados da doença, e tenham tido contato com casos suspeitos ou confirmados de Covid-19.

Os laboratórios estão recebendo a coleta de material para a realização de exames para Covid-19 e dando orientações sobre as medidas que devem ser tomadas após o laudo. Os locais funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Cuidados

Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES