MA tem um profissional de saúde morto pela Covid-19 a cada 2 dias

Média é de 2.8 dias desde o primeiro registro da doença. No último domingo (14), o médico José Amauri morreu em Imperatriz.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Maranhão tem apresentado média de uma morte de profissional de saúde a cada quase três dias (2.8 dias), em decorrência da Covid-19. Ao todo, foram 31 profissionais mortos desde o início dos casos da doença no estado, no dia 20 de março. Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde (SES) no Maranhão e envolvem enfermeiros, médicos e também farmacêuticos.

Um dos casos mais recentes aconteceu em Imperatriz, na região sudoeste do Maranhão. O médico José Amauri de Sousa Macedo, de 53 anos, morreu por complicações causadas pela Covid-19. O profissional atuava na linha de frente contra a Covid-19 e era muito querido e conhecido na região.

José Amauri foi o terceiro profissional da saúde que morre em decorrência da doença em menos de um mês na cidade. Além dele, também faleceram o médico pediatra Edilson Dias Leão, de 55 anos, e Júlio César Bonifácio Vieira, que era médico da família.

Covid-19 no Maranhão

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o Maranhão chegou a 60.592 casos confirmados de Covid-19, com 1.499 óbitos pela doença e 35.466 pessoas curadas até esta segunda (15).

Nas últimas 24h, foram confirmados 742 novos casos de infecção pelo novo coronavírus, sendo 81 na Ilha de São Luís (São Luís, Raposa, Paço do Lumiar e São José de Ribamar), 33 em Imperatriz e 628 em outros municípios.

A SES também confirmou 32 mortes pela doença, nas últimas 24h, em nove municípios. Ao todo, o novo coronavírus atinge 213 municípios em todo o Maranhão.

Ficar em casa

Ficar em casa é importante porque, segundo as autoridades de saúde, é a única maneira mais eficaz no momento para frear o aumento repentino no número de casos, o que poderia causar um colapso no sistema de saúde pela falta de leitos e de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

Um colapso causaria a diminuição drástica da capacidade do sistema de saúde em cuidar dos pacientes, o que aumenta a chance de óbitos por Covid-19 e também por outras doenças.

Cuidados

Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES