Maio: Óbitos devem superar todo o ano de 2020 no PI

As projeções não são nada animadoras e apontam que o pico da pandemia da Covid-19 no estado será neste mês de maio

Dados mostram que morreram mais pessoas em 2021 que ano passado | Marcelo Casal Jr Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Desde 2020, um modelo epidemiológico criado por pesquisadores da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e da Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz) acompanha o avanço da pandemia causada pelo novo coronavírus no estado do Piauí. Ajustando valores como a taxa de isolamento e medidas de proteção individual, foi possível estimar o número de contaminados, mortes e em quais momentos seriam necessários mais leitos de UTI.  Não era profecia, mas sim ciência.

Agora, esse mesmo núcleo divulgou uma nova projeção que indica que a soma de mortes por Covid-19 dos cinco primeiros meses de 2021 será maior que todo o ano passado no Piauí. Além disso, as projeções apontam que o pico da pandemia da Covid-19 no estado será neste mês de maio.

Segundo o pesquisador Emídio Matos, que compõe o núcleo responsável por desempenhar a pesquisa  responsável por definir medidas para conter o avanço do coronavírus, este cenário é o pior já enfrentado desde o início da pandemia. "Não é que o mês de maio seja o mês com o maior número de óbitos, é que neste mês, a soma dos meses acumulados de janeiro a maio de 2021 vai ultrapassar os óbitos de todo ano passado no Piauí. Isso deve acontecer até o dia 15 deste mês.  As projeções apontam que o número de óbitos vai entrar em estabilidade. Já o número de casos novos permanece muito alta”, explicou o pesquisador Emídio Matos.

Emidio diz que números devem permanecer em altaArquivo pessoal

O professor doutor acrescenta que a conta permanece a mesma do início. Por exemplo, a cada 1000 casos novos por dia, 20% desses vão ter a doença mais grave. “Nesses 20%, um percentual menor vai precisar de atendimento na rede hospitalar e vai precisar de leito UTI, e um percentual desses vai morrer, então, a gente precisa reduzir  o número de pessoas infectadas, ou se reduz o número de infectados, ou a gente vai permanecer dessa forma durante muito tempo, lembrando que os meses de maio e junho são historicamente os meses de maior síndrome gripal, gripe, de maneira geral, incluindo a covid-19. São meses que sempre foram bastante críticos aqui no Nordeste para síndrome gripal de uma maneira geral”, afirmou.

Além das projeções, os pesquisadores recomendaram a ampliação das testagens, vacinação e monitoramento de setores que podem estar tendo surtos da doença. “Nós, da UFPI e Fiocruz Piauí, recomendamos que se amplie a testagem, rastreio de contatos e isolamento social (com segurança alimentar). A Sesapi iniciou essa ação, reforçando o Busca Ativa nas 50 cidades com maior incidência da doença”, disse.

Projeção assustadora, mas realista

O médico infectologista do Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela, em Teresina, Nayro Ferreira, destaca que a projeção feita pela UFPI, em conjunto com Fiocruz é assustadora, no entanto, realista. “Se as regras sociais sanitárias são seguidas à risca, o vírus não consegue circular, não consegue ser transmitido e o número de casos e de óbitos cai.  No entanto, com relaxamento das medidas sanitárias ditadas pela Anvisa, Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde, a tendência é que o vírus volte a circular com mais força e quanto mais ele circula, maior a probabilidade do aparecimento de novas variantes, essas novas variantes tem uma transmissibilidade muito mais fácil, um contágio muito mais fácil, um adoecimento muito mais letal”, considera.

Para o especialista isso se deve, principalmente, a formação de aglomerados por jovens que é a população que mais está sofrendo com a segunda onda de casos e óbitos causados por complicações de covid-19.  “Não é difícil de entender, isso é um círculo que quando se reduz o número de casos abre-se o comércio, há nova formação de aglomerados e consequentemente aumenta-se o número de casos e óbitos e não conseguimos sair disso nunca”, afirma.

Médico destaca projeção feita pela UFPI - Arquivo Pessoal

Com a vacinação ainda está andando a passos lentos, haja vista um avanço no estado do Piauí, Nayro Ferreira, afirma que o Brasil ainda está longe de ter uma vacinação eficaz para que a população esteja livre da Covid-19. “Até agora a melhor maneira de prevenir a doença e a circulação do vírus é seguindo à risca as medidas sanitárias ditadas pelas autoridades em saúde”, pontuou.

É importante ressaltar ainda que as vacinas aplicadas até aqui não impedem completamente a transmissão do vírus, pelo menos até onde se sabe. Ou seja, mesmo vacinado ainda é importante manter as recomendações de uso de máscara e distanciamento social até que a situação esteja sob controle. “Ainda não avançamos o suficiente com a vacinação da população no Piauí para que tenhamos segurança para reabertura e flexibilização das atividades. Precipitar esse relaxamento poderá levar a um novo ciclo de abre-fecha”, avalia Emídio Matos, que integra o Centro de Operações Emergenciais (COE).(W.B)

Covid já matou mais este ano que em 2020

O luto dos brasileiros atingiu mais um marco simbolicamente trágico na pandemia. Trágico pelo número em si e, também, pela velocidade com que se chegou a ele. O Brasil passou de 400 mil pessoas que perderam a vida por causa da Covid no último dia 29 de abril.

O ritmo de mortes acelerou de forma incontrolável em 2021. No dia 17 de março do ano passado, o país registrou a primeira morte. Daí, foram quase cinco meses até atingir o número de 100 mil vítimas da Covid no dia 8 de agosto. Depois, mais cinco meses até as 200 mil mortes em 7 de janeiro. Aí, o tempo diminuiu pela metade: em dois meses e meio, 76 dias, passamos dos 300 mil mortos, em 24 de março. E agora, caiu pela metade de novo. Em apenas 36 dias, chegamos, infelizmente, às mais de 400 mil vítimas da Covid.

Com a atualização, 2021 já ultrapassou o total de 2020 em número de óbitos por conta do coronavírus.  Com isso, a média diária de mortes deste ano está em mais que o dobro do ano passado. Em 2020, considerados apenas os 290 dias entre o primeiro óbito notificado (17 de março) e o último dia do ano, morreram, em média, 672,2 pessoas por dia em decorrência do coronavírus no Brasil.

Covid já matou mais que em 2020 -Marcelo Casal Jr Agência Brasil

Em 2021, são 1.703 pessoas morrendo a cada dia, em média, pela doença, considerados os 115 dias desde 1º de janeiro até o domingo, 25 de abril. Desde o início da pandemia, o Brasil conta com quase 15.000.000 infectados.

Decreto que flexibiliza bares e comércio vai até dia (8)

O Governo do Piauí publicou na última semana mais um decreto mantendo as medidas restritivas no estado até o domingo,  dia 9 de maio. Algumas restrições permaneceram, mas o comércio pode funcionar até 17h e bares e restaurantes até 22, até esse sábado (8). Segundo o decreto, a autorização levou em conta a redução na taxa de transmissão do coronavírus no estado, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).

A partir das 23h deste sábado (8) até as 24h do dia 9 de maio, ficarão suspensas todas as atividades presenciais econômico-sociais, com exceção das atividades consideradas essenciais. O funcionamento dos mercados, supermercados, hipermercados, mercearias, padarias, mercadinhos e de produtos alimentícios deve ser encerrado às 23h, sendo proibido o ingresso de clientes no estabelecimento após este horário. É permitido o atendimento dos clientes que já se encontrarem no interior do estabelecimento até esse horário.

Templos, igrejas, centros espíritas e terreiros poderão funcionar com atividades presenciais, mas apenas com público limitado a 25% da sua capacidade, não podendo haver mais de uma celebração diária, que não pode ultrapassar 2h de duração. O toque de recolher é de 23h a 5h, até 9 de maio. Dessa forma fica vedada a circulação de pessoas em espaços e vias públicas, ou em espaços e vias privadas equiparadas a vias públicas, ressalvados os deslocamentos de extrema necessidade.(W.B)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES