Mais da metade dos adolescentes de 12 a 17 anos já tomaram a 2ª dose no PI

A Secretaria de Estado da Saúde está preparando suas equipes para receber as vacinas para as crianças de 05 a 11 anos.

Mais da metade dos adolescentes de 12 a 17 anos já tomaram a 2ª dose no PI | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O estado do Piauí alcançou a marca de 263.610 jovens de 12 a 17 anos que receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 e 146.914 já estão com o esquema vacinal completo, pois receberam a segunda dose do imunizante. 

“Seguimos avançando na imunização do nosso povo contra o coronavírus e agora estamos com mais da metade dos adolescentes com o ciclo de imunização completo. E esperamos o mais breve possível alcançar 100% desse grupo com as duas doses. Para isso  precisamos de um esforço dos nossos municípios e a colaboração da população, que atenda os chamados para se vacinar e mantenham os cuidados como usos de máscaras, lavagem das mãos e nos ajudem a sair dessa situação de pandemia ” lembra o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

Secretário de Saúde Florentino Neto - Foto: Ascom

Todos os 224 municípios piauienses já aplicaram a primeira dose e segunda dose neste público e registraram. Apenas a cidade de Juazeiro do Piauí, por problemas técnicos, não efetivou o registro das D2 aplicadas, no Vacinômetro da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).  

As vacinas para esta faixa etária começaram a ser realizadas no mês de setembro. Inicialmente, o intervalo entre a primeira e a segunda aplicação era de três meses, mas o Ministério da Saúde, por meio de nota técnica reduziu para 21 dias o período entre uma aplicação e outra. Para este público ainda não foi liberada a dose de reforço.  

Para o público de 12 a 17 anos a vacina que está liberada é a da Pfizer. “Estamos sempre abastecendo nossos municípios com vacinas para a população. Nesta semana mandaremos uma nova remessa. Então pedimos a você de qualquer faixa etária que estiver no prazo da sua segunda dose ou do seu reforço, que faça sua vacina, só assim conseguimos sair desta pandemia. Lembrando que o intervalo da dose de reforço agora é de quatro meses após a segunda dose”, enfatiza o gestor. 

Vacinas crianças

A Secretaria de Estado da Saúde está preparando suas equipes para receber as vacinas para as crianças de 05 a 11 anos. A previsão, segundo o Ministério da Saúde, é que os imunizantes cheguem aos estados até o final desta semana. No Piauí, pretende-se vacinar 331.432 pessoas nesta faixa etária. 

“Assim que estivermos com as vacinas para este público nossa Coordenação de Imunização já está preparada para o envio o mais breve possível aos municípios, possibilitando o comeco da vacinação das nossas crianças”, destaca Florentino Neto. 

A vacina da Pfizer é a única até o momento autorizada, pela Anvisa, para este público e  será aplicada em duas etapas com o intervalo de oito semanas entre a primeira e segunda dose. O frasco da vacina para crianças também terá uma cor diferente daquela aplicada em adultos, para ajudar os profissionais de saúde na hora de aplicar a vacina.

“Pedimos aos pais e responsáveis que no momento em que os municípios façam o chamamento para vacinar as crianças levem as mesmas para tomar suas doses e fiquem atentos aos intervalos, pois a vacina é essencial na prevenção da Covid-19”, reforça o secretário.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES