Manter equilíbrio emocional é o maior desafio contra o coronavírus

Professora dá dicas de como enfrentar a quarentena

| reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nossa sociedade nunca viveu dias como os que estamos vivendo agora: de repente, somos obrigados a ficar isolados, em quarentena, distantes do trabalho e de quem amamos. O que fazer para não "pirar"?

Segundo a coach acadêmica  da FECAP, Maria de Lurdes Zamora Damião, estamos experimentando uma situação completamente desconhecida, cheia de incertezas, e nosso maior desafio é manter o equilíbrio mental e emocional.

Para a professora, o brasileiro é um povo festivo, caloroso e sociável, e essas características devem ser mantidas neste momento, mas de uma forma diferente. Um ponto importante para refletir é a forma como o indivíduo está se posicionando em relação ao fato de ter que ficar em casa. "Você pode sentir que é uma vítima que está sendo obrigada a se isolar, ou sentir que fez a opção por se recolher para proteger sua vida e das pessoas que ama. Perceba que seu ponto de vista pode levá-lo ao estresse, que fragiliza sua imunidade; ou te fortalecer para, com discernimento, enfrentar esse desafio", diz.

REDES SOCIAIS APROXIMAM?

Segundo a coach, a tecnologia oferece possibilidades muito úteis neste momento de recolhimento. "Conversar e ver os familiares e amigos, saber se estão bem, são contribuições preciosas que acalentam nossos corações. Uma amiga fez a festa de aniversário do filho pequeno com toda família utilizando um aplicativo. Cantaram parabéns e comemoraram juntos, apesar de distantes".

MUITO TEMPO JUNTO GERA CONFLITO?

Com o isolamento, cônjuges ou familiares que só ficavam juntos no fim do dia ou nos fins de semana estão muito mais tempo juntos. Para evitar atritos, Maria de Lourdes acredita que o importante é entender que esses momentos podem ser utilizados para o diálogo respeitoso, empático e conciliador. "A correria do dia a dia e a falta de diálogo camuflam os problemas, e neste período de recolhimento, em que as distrações foram retiradas e a convivência é integral, eles acabam emergindo e causando desentendimentos".

MANTENHA UMA ROTINA

Para quem está trabalhando home-office, o ideal é planejar a semana com disciplina, para que o trabalho não se misture com as tarefas domésticas, por exemplo. "Para fazer a divisão do tempo, avalie a semana ou dia, identificando as necessidades de descanso, sono, higiene, home-office, faculdade, lazer, refeições, revisões de conteúdo, exercícios físicos, atividade religiosa, entre outros. Registre essas informações em uma planilha", ela ensina.

Também é possível utilizar um ‘kanban’, sistema que utiliza cartões ou post-its coloridos para designar e especificar tarefas e, dessa forma aprimorar a gestão do tempo. "Fixe o kanban em um local visível e movimente o post-it a cada alteração, na ação de cada atividade. É interessante definir pequenos prêmios para cada meta conquistada, ou um super prêmio para aquelas metas mais desafiadoras. Seja disciplinado e não procrastine".

A professora acredita que, neste momento, é preciso que as pessoas continuem alimentando sonhos e propósitos, aproveitando o recolhimento para dedicar-se à construção, revisão ou desenvolvimento de um plano de ação individual. "Lembre-se que tudo passa e este momento com certeza vai passar. Esta é uma excelente oportunidade para conhecer a si mesmo e aos outros, repensar a forma como vivemos e conduzimos nossos relacionamentos, rever propósitos e o que valorizamos. Confie, faça sua parte e colabore com os demais", finaliza.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES