Maranhão ultrapassa a marca de 10 mil mortos por Covid-19

Desde o início da pandemia, o estado já registrou 348.440 casos da doença.

covid | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Desde o início da pandemia, 10.002 pessoas morreram em decorrência de complicações da Covid-19 no Maranhão. Os dados são do boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) neste domingo (29).

Ao todo, já foram registrados 348.440 casos da doença. Nas últimas 24 horas, o estado obteve 41 novos casos e nove óbitos pela doença.

Dos novos registros, 14 foram Grande Ilha (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa), 23 em Imperatriz e 4 nos demais municípios do estado.

Maranhão ultrapassa 10 mil mortos por covid-19

Já o número de casos ativos (pessoas que, no momento, estão com Covid-19) teve uma leve queda e chegou a 34.654. Desse número, 34.275 estão orientadas a ficar em isolamento domiciliar, 210 estão internadas em enfermarias e 169 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

As novas mortes foram registradas em Balsas (1), Gonçalves Dias (1), Lago do Junco (1), Paço do Lumiar (1), Pastos Bons (1), Santa Luzia (2) e São Luís (2)

Nenhum óbito foi registrado nas últimas 24 horas. Os demais foram registrados em dias e/ou semanas anteriores, e aguardam resultado do exame laboratorial para Covid-19.

Recuperados, testes e profissionais de saúde

Até o momento, 303.784 pacientes já se recuperaram da Covid-19 (Confira algumas histórias de recuperados pela doença no estado no fim desta reportagem).

Quanto aos profissionais da saúde, 4.651 já foram infectados pela Covid-19, 4.443 se recuperaram da doença e 88 morreram.

Ao todo, a Secretaria de Saúde diz que já foram realizados 836.159 testes (rede privada + pública) para a Covid-19, sendo que 586.604 casos foram descartados. O número de casos suspeitos é de 762.

Novas cepas no Maranhão

O Maranhão confirmou, no dia 26 de fevereiro, o primeiro caso da variante brasileira P.1 da Covid-19, originalmente identificada no Amazonas. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Já em maio, o Maranhão registrou os primeiros casos da variante indiana do coronavírus (chamada de B.1.617) no Brasil. Foram seis pessoas que chegaram ao estado a bordo do navio MV Shandong da Zhi, atracado no litoral do estado.

Dos seis infectados, um precisou ser levado de helicóptero para um hospital da rede privada no dia 13 de maio. Trata-se de um tripulante indiano de 54 anos, que acabou morrendo no dia 28 de junho.

Apesar do caso, o governo do Maranhão afirma que não há registro de transmissão local da variante indiana no estado.

Cuidados

Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES