Máscara deixa de ser obrigatória entre vacinados contra a Covid-19 nos EUA

A medida foi anunciada nesta quinta-feira (13), pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e só foi possível devido à evolução favorável do combate à pandemia de Covid-19, com vacinação de grande parte da população.

Máscara não é mais obrigatória entre vacinados contra a Covid-19 | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nos Estados Unidos, pessoas que tenham tomado as duas doses da vacina contra a Covid-19 não precisam mais usar máscaras de proteção ou respeitar o distanciamento social. A medida foi anunciada nesta quinta-feira (13), pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e só foi possível devido à evolução favorável do combate à pandemia de Covid-19, com vacinação de grande parte da população.

O fim da obrigatoriedade no território americano teve início de forma gradual para as pessoas totalmente vacinadas em março. Na ocasião, os imunizados foram autorizados a se reunir dentro de casa sem máscaras e, depois, tiveram permissão para tirar equipamento de proteção também ao ar livre.

As novas diretrizes permitem a quem já recebeu as duas doses do imunizante, e aguardou pelo menos duas semanas para que o medicamento fizesse efeito, circular sem máscaras protetivas em todos os lugares, exceto em ambientes de saúde.

Fica mantida apenas a recomendação de que as pessoas vacinadas continuem utilizando máscaras quando viajarem no transporte público - aviões, ônibus, trens, aeroportos e estações ferroviárias.

"Se você está completamente vacinado, pode começar a fazer coisas que parou de fazer por causa da pandemia", disse a médica Rochelle Walensky, diretora do CDC, durante coletiva na Casa Branca.

Uso de máscara não é mais obrigatório entre "plenamente vacinados" | FOTO: Matthew LeJune via Unsplash 

OMS pede cautela

Após a medida, a Organização Mundial de Saúde (OMS) pediu cautela. Em conferência de imprensa nesta sexta-feira (14), Michael Ryan, diretor do programa de emergências da OMS, alertou que a dispensa do uso de máscara só deve ser equacionada quando se verificar uma boa cobertura de vacinação contra a Covid-19 e uma reduzida transmissão do vírus SARS-CoV-2.

"Os países deverão levar em consideração a cobertura de vacinas e a taxa de incidência local [do vírus que provoca a covid-19] antes de decidirem retirar estas medidas”, afirmou Michael Ryan.

Durante a conferência, Michael Ryan recordou que as vacinas contra a covid-19 protegem contra a doença mais grave, mas ainda não há “grande prova sobre a capacidade de uma pessoa vacinada infetar outras pessoas”.

Com informações da Agência ANSA e Agência Lusa



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES