Máscaras de tecido ajudam a prevenir contra coronavírus; saiba dicas!

De acordo com a Anvisa, qualquer pessoa pode fazer uso de máscaras de uso não profissional

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) quer estimular a população para que confeccione máscaras de tecido para se proteger, durante a pandemia no novo coronavírus. O objetivo, diz a Anvisa, "é estimular a população a buscar uma solução de baixo custo e de mais fácil acesso para reforçar a proteção contra o novo coronavírus (Sars-CoV-19)".

"A medida também pretende evitar que as pessoas comprem máscaras profissionais e, com isso, desabasteçam os serviços de saúde e hospitais", diz a Anvisa.

A Anvisa explica o tipo de tecido que pode ser usado, quais são os procedimentos de produção, os cuidados e a forma adequada de usar a máscara. Além disso, dá dicas sobre o manejo, a limpeza e o descarte .

"O coronavírus é espalhado por gotículas espalhadas pelo ar, chamadas aerossóis, quando pessoas infectadas conversam, tossem ou espirram. Esses aerossóis ficam suspensos no ar e podem ter sua disseminação diminuída pelo uso de máscaras não profissionais", esclarece a agência.

Na semana passada, o ministro da Saúde recomendou o uso de máscaras de pano pela população. "Não é caro de fazer, faça você mesmo, tem na internet, faça você mesmo e lave com água sanitária, ou o nome que você conhece", disse Mandetta.

Quem deve usar máscaras de tecido?

De acordo com a Anvisa, qualquer pessoa pode fazer uso de máscaras de uso não profissional, inclusive crianças e pessoas debilitadas. Mas, é importante respeitar regras como:

Não compartilhar

Lavar após o uso

Descartar em locais adequados

Quais os tecidos podem ser usados?

Segundo a Anvisa, as máscaras de tecido e artesanais devem ser feitas com tecidos 100% algodão ou cotton. Também pode ser utilizado o Tecido Não Tecido (TNT), feito de material sintético – "desde que o fabricante garanta que o produto não causa alergia e seja adequado para uso humano", alerta a agência.

Devem ser evitados os tecidos que podem irritar a pele, como poliéster puro e outros sintéticos.

A máscara deve ser feita nas medidas corretas para cobrir totalmente a boca e o nariz, sem deixar espaços nas laterais.

"É importante lembrar que seu uso é por um período de poucas horas, em situações de saída da residência, e sempre se respeitando a distâncias entre as pessoas."

A Anvisa também chama a atenção para a importância de não manipular a máscara, enquanto a pessoa estiver na rua. "E, antes de retirá-la, é preciso lavar as mãos", acrescentam os técnicos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES