Menina de 14 anos cria possível cura contra Covid e ganha prêmio

A aluna da oitava série contou que inicialmente o projeto foi pensado para o tratamento da gripe, mas o método de pesquisa era o mesmo, o in-silíco.

estudante | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Aos 14 anos, Anika Chebrolu venceu o prêmio Young Scientist Challenge ao identificar uma droga com grande potencial de eficácia no tratamento para o coronavírus. A descoberta da cientista é um avanço importante para a cura da Covid-19.

Anika recebeu premio pela descoberta

Segundo o Drug Discovery and Evaluation: Safety and Pharmacokinetic Assays – Chebrolu, por meio de um computador, Anika encontrou uma molécula que pode “se ligar seletivamente à proteína Spike do SARS-CoV -2 vírus”. A informação rendeu à cientista um prêmio de 25.000 dólares.

Para a CNN, a aluna da oitava série contou que inicialmente o projeto foi pensado para o tratamento da gripe, mas o método de pesquisa era o mesmo, o in-silíco. A decisão dela surgiu após sofrer com uma gripe forte em 2019.

“Sempre me surpreendi com os experimentos científicos desde minha infância e fui atraída para encontrar curas eficazes para a doença da gripe após um ataque severo da infecção no ano passado”, disse Anika no perfil da competição.

Outro fator que motivou a jovem foi uma pesquisa que ela fez sobre a pandemia de gripe de 1918. Na época, mesmo com a disponibilidade de vacinas, muitas pessoas ainda morreram anos depois. Logo, a aluna entendeu a necessidade de encontrar formas de erradicar a Covid.

“Depois de passar tanto tempo pesquisando sobre pandemias, vírus e descoberta de medicamentos, era uma loucura pensar que eu estava realmente vivendo algo assim”, disse a CNN.

Uma das juízas da competição, Dra. Cindy Moss, contou o que fez com que aluna se destacasse:”Anika tem uma mente inquisitiva e usou sua curiosidade para fazer perguntas sobre uma vacina para COVID-19. Seu trabalho era abrangente e examinou vários bancos de dados.”

O reconhecimento do prêmio incentivou ainda mais o sonho de Anika de trabalhar com cientistas e pesquisadores, garantir a cura da Covid e “controlar a morbidade e mortalidade” da pandemia de coronavírus. Daqui alguns anos, ela se vê atuando como uma especialista.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES