Mercado está abalado com novo surto de Covid-19 na Ásia

Aumento de casos no Japão e Índia preocupa autoridades e grandes investidores

Índia | Pexels
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O aumento no número de casos de Covid-19 no Japão e Índia tem levado preocupação a investidores. O novo surto da doença na Ásia pode provocar uma reação em cadeia, e isso está tirando o sono dos grandes empresários. A moeda dos países tem desvalorizado em razão da crescente dos casos, que é desproporcional ao processo de vacinação. A Organização Mundial da Saúde (OMS) já emitiu um alerta sobre isso.

A Índia vive um verdadeiro caos, que foi potencializado por eleições e eventos religiosos, enquanto o Japão está próximo de decretar emergência, afetando, inclusive, a remota possibilidade de haver as Olimpíadas este ano. O novo coronavírus tem sido cruel com as populações asiáticas, além, é claro, dos brasileiros.

Índia é um dos asiáticos mais afetados pela pandemia. Crédito: Maahid Photos/Pexels.

Solução enérgicas são necessárias para conter a nova onda, pelo bem das vidas e do mercado. “Os mercados, que se tornaram muito confortáveis com a reabertura do comércio e afrouxaram as restrições sociais, podem estar em risco com qualquer pico e variantes da Covid. Os mercados com altas taxas de vacinação contornam um pouco esse risco negativo”, disse à Bloomberg, Paul Sandhu, chefe de soluções de multiativos da Ásia-Pacífico do BNP Paribas Asset Management. 

Por outro lado, a China, berço da pandemia, parece ter controlado o surto com medidas drásticas de isolamento social, mapeamento e identificação da origem dos casos, além da vacinação em massa. O Piauí já contabiliza mais mortos que o gigante asiático, por exemplo.

As ações estão sendo vendidas a preço de banana no mercado. “O ressurgimento do vírus na Índia e no Japão parecia ser o principal motivador da venda de ações da Ásia-Pacífico hoje. O comércio de reflação parece ter feito uma pausa, dando lugar a portos seguros e nomes defensivos”, revelou Margaret Yang, estrategista do DailyFX.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES