Após o prefeito de Teresina Dr. Pessoa (MDB), determinar a flexibilização sobre uso de máscaras faciais deixando de ser obrigatório seu uso em espaços abertos, o Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM-PI) divulgou na segunda-feira (14), uma nota à sociedade onde reforça que a população pode continuar utilizando máscara facial.

CRM recomenda uso de máscara mesmo com flexibilização em Teresina CRM recomenda uso de máscara mesmo com flexibilização em Teresina 

Na nota, o CRM-PI aponta que mesmo com a liberação em Teresina, onde o uso do material deixa de ser obrigatório em espaços abertos, o uso do material é importante e recomendou que a população pode continuar usando, mesmo com o fim da obrigatoriedade, já que é uma forma eficaz de proteção. Vale destacar que a partir do dia 28 de março, deve ocorrer a liberação até mesmo em espaços fechados.

“O CRM-PI reitera que a não obrigatoriedade da utilização de máscaras não reduz a importância do uso dessas como medida de proteção contra a infecção pelo coronavírus e outros vírus de transmissão respiratória. Aqueles que assim desejarem poderão continuar utilizando a proteção e o uso de máscaras continua sendo recomendado para pacientes idosos, imunossuprimidos, portadores de doenças crônicas e/ou degenerativas e outras comorbidades”, diz trecho da nota.






Ver essa foto no Instagram










Uma publicação compartilhada por CRM Piauí (@crmpiaui)

Confira a nota do CRM na íntegra: 

Faz exatamente dois anos que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o início da pandemia da COVID-19. Durante este período, o mundo perdeu 6 milhões de vidas para a doença, incluindo mais de 655 mil no Brasil e mais de 7.600 no estado do Piauí.

Com o avanço da vacinação, o desenvolvimento de novas variantes do vírus SARS-CoV-2 causadoras de doença mais leve e a própria exposição da população ao micro-organismo com desenvolvimento de imunidade, o mundo caminha cada vez mais para uma situação de endemia, que é quando a quantidade de casos e mortes relacionadas a uma determinada doença se mantém constantes.

Diante disso, autoridades sanitárias e governantes ao redor do mundo começam a relaxar as medidas de contenção da transmissão da doença, como uso de máscaras, distanciamento social e proibição de eventos.

O município de Teresina deu o primeiro passo neste sentido, por meio do Decreto Nº 22.200, de 7 de março de 2022, o qual dispõe sobre a flexibilização gradual das medidas não farmacológicas de contenção da COVID-19 em Teresina, ao revogar a obrigatoriedade do uso de máscaras durante atividades ao ar livre a partir de 14 de março de 2022, excetuando-se shows e espetáculos.

O CRM-PI reitera que a não obrigatoriedade da utilização de máscaras não reduz a importância do uso dessas como medida de proteção contra a infecção pelo coronavírus e outros vírus de transmissão respiratória. Aqueles que assim desejarem poderão continuar utilizando a proteção e o uso de máscaras continua sendo recomendado para pacientes idosos, imunossuprimidos, portadores de doenças crônicas e/ou degenerativas e outras comorbidades.

Por fim, o Conselho reforça que a população procure completar seu esquema vacinal, respeite o isolamento quando for diagnosticado com a Covid-19 e continue praticando a higienização das mãos. Dessa forma poderemos conviver com a doença e retomar as atividades diárias tais quais eram antes da pandemia.

Conselho Regional de Medicina Do Estado Do Piauí – CRM-PI