Mesmo com fim da obrigatoriedade, CRM-PI recomenda uso de máscara em THE

O CRM-PI reitera que a não obrigatoriedade da utilização de máscaras não reduz a importância do uso dessas como medida de proteção

mascara | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após o prefeito de Teresina Dr. Pessoa (MDB), determinar a flexibilização sobre uso de máscaras faciais deixando de ser obrigatório seu uso em espaços abertos, o Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM-PI) divulgou na segunda-feira (14), uma nota à sociedade onde reforça que a população pode continuar utilizando máscara facial.

CRM recomenda uso de máscara mesmo com flexibilização em Teresina 

Leia Mais

Na nota, o CRM-PI aponta que mesmo com a liberação em Teresina, onde o uso do material deixa de ser obrigatório em espaços abertos, o uso do material é importante e recomendou que a população pode continuar usando, mesmo com o fim da obrigatoriedade, já que é uma forma eficaz de proteção. Vale destacar que a partir do dia 28 de março, deve ocorrer a liberação até mesmo em espaços fechados.

“O CRM-PI reitera que a não obrigatoriedade da utilização de máscaras não reduz a importância do uso dessas como medida de proteção contra a infecção pelo coronavírus e outros vírus de transmissão respiratória. Aqueles que assim desejarem poderão continuar utilizando a proteção e o uso de máscaras continua sendo recomendado para pacientes idosos, imunossuprimidos, portadores de doenças crônicas e/ou degenerativas e outras comorbidades”, diz trecho da nota.

Confira a nota do CRM na íntegra: 

Faz exatamente dois anos que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o início da pandemia da COVID-19. Durante este período, o mundo perdeu 6 milhões de vidas para a doença, incluindo mais de 655 mil no Brasil e mais de 7.600 no estado do Piauí.

Com o avanço da vacinação, o desenvolvimento de novas variantes do vírus SARS-CoV-2 causadoras de doença mais leve e a própria exposição da população ao micro-organismo com desenvolvimento de imunidade, o mundo caminha cada vez mais para uma situação de endemia, que é quando a quantidade de casos e mortes relacionadas a uma determinada doença se mantém constantes.

Diante disso, autoridades sanitárias e governantes ao redor do mundo começam a relaxar as medidas de contenção da transmissão da doença, como uso de máscaras, distanciamento social e proibição de eventos.

O município de Teresina deu o primeiro passo neste sentido, por meio do Decreto Nº 22.200, de 7 de março de 2022, o qual dispõe sobre a flexibilização gradual das medidas não farmacológicas de contenção da COVID-19 em Teresina, ao revogar a obrigatoriedade do uso de máscaras durante atividades ao ar livre a partir de 14 de março de 2022, excetuando-se shows e espetáculos.

O CRM-PI reitera que a não obrigatoriedade da utilização de máscaras não reduz a importância do uso dessas como medida de proteção contra a infecção pelo coronavírus e outros vírus de transmissão respiratória. Aqueles que assim desejarem poderão continuar utilizando a proteção e o uso de máscaras continua sendo recomendado para pacientes idosos, imunossuprimidos, portadores de doenças crônicas e/ou degenerativas e outras comorbidades.

Por fim, o Conselho reforça que a população procure completar seu esquema vacinal, respeite o isolamento quando for diagnosticado com a Covid-19 e continue praticando a higienização das mãos. Dessa forma poderemos conviver com a doença e retomar as atividades diárias tais quais eram antes da pandemia.

Conselho Regional de Medicina Do Estado Do Piauí – CRM-PI



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES