Mesmo conectados, adolescentes se sentem solitários na pandemia

60% dos adolescentes que estão nas redes sociais afirmaram que se sentiram solitários durante o ano de 2020

Adolescentes são mais contectados com a internet | div
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A vacinação contra a Covid-19 no Brasil alcançou cerca de 10% da população. Mas, enquanto a totalidade dos brasileiros não é imunizada, o isolamento e distanciamento social foram e continuam sendo alternativas mais eficientes no combate ao vírus. Por consequência, neste cenário, quase 60% dos adolescentes que estão nas redes sociais afirmaram que se sentiram solitários durante o ano de 2020.   

Os dados são referentes a uma pesquisa do Yubo, aplicativo de relacionamento que coletou as informações com adolescente a partir dos 13 anos de idade. Este público também declara que, para manter o contato com amigos, aumentou o tempo de conexão na internet. De acordo com a psicóloga Dayane Arrais, essa reação é natural e tem como causa a imposição de atividades remotas e a ansiedade causada pela pandemia.   

Adolescentes usam mais internet, mas se sentem sozinhos 

"Estar afastado dos amigos, e ter que se adaptar a uma realidade adversa, com certeza traz consequências como os sentimentos de ansiedade e solidão. Por estar isolado, o adolescente tende a se cobrar mais, ficar mais nervoso com o que produz nas atividades escolares e, por isso, tende a se conectar por mais tempo com amigos de forma remota, em busca de alívio e apoio mútuo", pontua Dayane.   

A pesquisa apontou ainda um aumento no tempo de interações virtuais para 83% dos entrevistados que, segundo explica a psicóloga, também está relacionado à necessidade inerente ao ser humano de compartilhar sentimentos e momentos com um grupo seleto.   

"O que acontece é que esses meninos e meninas são, de fato, uma geração mais conectada naturalmente. Quando precisamos nos isolar, algo comum se une à necessidade, ou seja, mais internet para pessoas que já são mais 'online'. Assim, apesar de muitos afirmarem estar mais sozinhos no mundo real, se tornaram mais presentes no virtual. Isso é um caminho natural", declarou Dayane Arrais.    



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES