Ministério ainda não fechou contrato para fornecimento de vacinas para 2023

Na última semana, várias capitais suspenderam a vacinação de crianças de 3 e 4 anos contra Covid-19 por falta de vacina

vacina | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

ANA BOTTALLO E STEFHANIE PIOVEZAN

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Ministério da Saúde e o Instituto Butantan, vinculado ao Governo de São Paulo, ainda não firmaram os contratos para fornecimento de vacinas do PNI (Programa Nacional de Imunizações) em 2023.

Em evento com a imprensa na última terça-feira (29), Dimas Covas, ex-diretor do instituto, afirmou que ainda não há um acordo estabelecido para a produção e entrega de doses para a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe do ano que vem.

"Estamos produzindo doses da vacina contra influenza sem contrato", disse. A decisão de não aguardar é motivada pela grande quantidade de frascos necessários para a campanha. Para o Butantan, poderia não haver tempo hábil para fabricar as cerca de 80 milhões de doses se a produção fosse adiada.

Outras vacinas estão com contratos vencidos e não foram negociadas para 2023. É o caso, de acordo com Dimas, do imunizante contra o HPV (papilomavírus humano), que ajuda a proteger contra câncer de colo de útero, vulva, vagina e ânus.

A dTpa, que protege contra difteria, tétano e coqueluche, também não teve o acordo de fornecimento renovado.

Questionado, o Ministério da Saúde informou na tarde desta quinta-feira (1º) que o processo aquisitivo da vacina contra gripe "está em andamento e será finalizado em tempo hábil para dar início à campanha do próximo ano".

Em relação aos outros dois imunizantes, a pasta alegou que os processos estão em andamento para a contratação e são tratados "com a máxima prioridade".

"Vale reforçar que todos os processos e fluxos de planejamento e aquisição de vacinas seguem os trâmites normais da cadeia de abastecimento anual", disse a pasta do governo Jair Bolsonaro (PL).

Questionado se há outros contratos de vacinas do PNI vencidos e se pretende renová-los até o fim do ano ou deixar a assinatura para a nova gestão, o governo não respondeu.

No mesmo evento com jornalistas, o diretor de produção de vacinas do Butantan, Ricardo Oliveira, afirmou que a instituição tem capacidade de oferecer a vacina bivalente contra o coronavírus já utilizada na China, mas é necessário que o ministério demonstre disposição em adotar o produto atualizado.

"É só chegar [que temos capacidade de envasar]. É claro que depende do governo federal, do Ministério da Saúde e do PNI ter interesse em incorporar a vacina", disse.

A Saúde fez um acordo com o Butantan para a compra de 100 milhões de doses de Coronavac em 2021. Em 2022, o governo fez uma compra adicional de 10 milhões de doses pediátricas, porém não houve renovação do contrato para a inclusão de vacinas atualizadas.

Na última semana, várias capitais suspenderam a vacinação de crianças de 3 e 4 anos contra Covid-19 por falta de vacina.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES