Ministério da Saúde: Brasil tem 25 casos confirmados de coronavírus

Em todo o Brasil há 930 casos sob suspeita nesta segunda-feira (9)

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério da Saúde divulgou que 25 casos do novo coronavírus foram registrados no Brasil, até a tarde desta segunda-feira (9). Atualmente, há registros em São Paulo (16), Rio de Janeiro (3), Bahia (2), Espírito Santo (1), Minas Gerais (1), Alagoas (1) e Distrito Federal (1). 

Apesar de não constar na lista atual do Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro divulgou que mais cinco casos do novo coronavírus foram confirmados nesta segunda-feira. Desta forma, segundo a pasta, o Estado possui oito casos — na capital (6), em Barra Mansa (1) e em Niterói (1).

Em todo o Brasil há 930 casos sob suspeita nesta segunda-feira (9) — eram 663 no domingo. Foram descartados 685 casos.

Os casos considerados suspeitos são, principalmente, aqueles que envolvem pacientes que estiveram em regiões com risco de transmissão de coronavírus e que tenham apresentado sintomas como febre e algum problema respiratório, como tosse, ao retornar ao Brasil. Pessoas próximas àquelas diagnosticadas com o novo coronavírus também podem ser consideradas suspeitas, caso apresentem sintomas.

Em Brasília, uma paciente (de identidade não divulgada) está em estado grave na unidade de terapia intensiva do hospital regional da Asa Norte, e respira com ajuda de aparelhos. "Ela apresenta síndrome respiratória aguda severa e tem comorbidades, que agravam o quadro clínico", afirma boletim médico divulgado pela secretaria da saúde do DF. O estado de saúde dela teve uma leve melhora neste domingo.

O primeiro caso de transmissão local foi confirmado pelo Ministério da Saúde na última quinta-feira (5). Duas pessoas ligadas ao homem de 61 anos — o primeiro paciente brasileiro — foram diagnosticadas com a covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus.

Ainda não há a chamada "transmissão comunitária" — quando o vírus circula no país e não se consegue mais rastrear a origem dos casos —, mas o surgimento dela é "questão de dias", disse em entrevista coletiva o secretário substituto de Vigilância em Saúde do ministério, Julio Henrique Rosa Croda.

Na última sexta-feira, o Ministério da Saúde divulgou que não irá mais considerar "países com risco de transmissão" e passará a adotar como critério para caso suspeito do novo coronavírus aqueles que envolverem pessoas com sintomas que tenham feito viagens internacionais nos últimos 14 dias, principalmente para países da América do Norte, Europa, Ásia ou para a Austrália, Argélia ou Equador.

O novo coronavírus já chegou a mais de 90 países e a todos os continentes exceto a Antártida. O vírus já infectou mais de 106 mil pessoas e levou cerca de 3,6 mil delas à morte.

A OMS estima que 3,4% dos pacientes morrem por causa da covid-19, a doença causada por este vírus. Mas especialistas estimam que essa taxa de letalidade gire em torno de 2%, ou menos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES