Ministério da Saúde confirma 69 casos de coronavírus no Brasil

Há 907 casos suspeitos

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O número de casos confirmados do novo coronavírus (Sars-CoV-2) no Brasil subiu para 69. Após o Ministério da Saúde divulgar 52 casos, a Secretaria estadual de Saúde da Bahia confirmou mais um paciente com a Covid-19. No início da noite, o hospital Albert Einstein anunciou que mais 16 pessoas tiveram o diagnóstico positivo, elevando o total no país para 69. Há 907 casos suspeitos.

A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul já havia confirmado na manhã desta quarta-feira o segundo caso do novo coronavírus em território gaúcho. O paciente mora em Porto Alegre, na capital do estado.

Segundo o boletim do Ministério da Saúde, houve cinco novos casos no Rio de Janeiro, agora 13 no total. A atualização contabiliza também o marido da primeira paciente diagnosticada no Distrito Federal, cujos exames indicaram diagnóstico positivo para Covid-19.

A distribuição dos casos pelo Brasil é: São Paulo (30), Rio de Janeiro (13), Rio Grande do Sul (2), Bahia (2), Distrito Federal (2), Alagoas (1), Minas Gerais (1) e Espírito Santo (1),

OMS decreta pandemia

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, decretou nesta quarta-feira a situação do novo coronavírus como uma pandemia mundial. A entidade vinha resistindo a caracterizar a disseminação da Covid-19 dessa forma há semanas, embora a nova doença tenha atingido mais de 110 países.

Ao todo, 118 mil pessoas já contraíram o coronavírus ao redor do mundo, e mais de 4.300 mortes foram registradas — a maioria na China e na Itália, os dois principais epicentros da Covid-19 no mundo.

— Estamos profundamente preocupados tanto pelos níveis alarmantes de propagação e gravidade como pelos indícios preocupantes de falta de ação. Portanto, avaliamos que a Covid-19 pode se caracterizar como uma pandemia — disse o diretor-geral da OMS a jornalistas.

Durante a sessão parlamentar na qual atualizou o boletim do Ministério da Saúde, Mandetta afirmou que, na prática, a decisão da OMS "não muda nada" nos esforços da doença. Um resultado prático, ainda segundo o ministro, é que o decreto de pandemia facilita a liberação de recursos públicos nos países.

— Pandemia é uma situação em que um vírus tem uma grande presença e transmissão sustentada em diferentes continentes — completou Mandetta.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES