Ministério da Saúde confirma segundo caso de coronavírus no Brasil

Segundo a pasta, paciente esteve na Itália e não há evidências de circulação do vírus em território nacional.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério da Saúde e a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo confirmaram neste sábado (29) o segundo caso do novo coronavírus no Brasil. Assim como no primeiro caso no país, trata-se de um paciente que esteve na Itália, segundo o governo. Ainda de acordo com o ministério, não há evidências de que o novo coronavírus esteja circulando em território brasileiro. As informações são do G1.

Também como no primeiro caso do novo coronavírus no Brasil, o Hospital Albert Einstein, em São Paulo, fez os exames no paciente que confirmaram a infecção. O procedimento foi feito ainda na sexta-feira (28), e o resultado saiu um dia depois.

A pasta ainda não informou em que cidade mora esse paciente, nem sua idade ou se é homem ou mulher. Mais informações sobre o caso serão consolidadas pelo ministério, em conjunto com a secretaria, e divulgadas neste sábado.

 Csnphotos/Reuters

O vírus causa a doença que ganhou o nome de Covid-19 pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Na sexta-feira, o órgão elevou o grau de risco da epidemia do novo coronavírus para 'muito alto'.

Novo coronavírus no Brasil

O primeiro caso de novo coronavírus no Brasil foi confirmado na quarta-feira (26). De acordo com o Ministério da Saúde, trata-se de um homem que também é São Paulo e veio da Itália. O paciente, de 61 anos, foi o primeiro caso da doença no país e em toda a América Latina. Ele está em quarentena domiciliar.

De acordo com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, o primeiro paciente com Covid-19 chegou ao país vindo da Itália. Ele estava assintomático e, depois de alguns dias, procurou um serviço de saúde com sintomas respiratórios. Antes, ele havia participado de uma reunião familiar, o que levou o Ministério da Saúde a colocar 30 pessoas que tiveram contato com ele em observação.

Fora da Ásia, a Itália é o país com mais casos registrados do novo coronavírus no mundo: neste sábado, eram 1.128 casos de Covid-19.

Para evitar uma proliferação ainda maior da doença, escolas e universidades do norte da Itália vão ficar fechados na próxima semana por causa do novo coronavírus. A doença ainda levou ao cancelamento de eventos esportivos no país — alguns até foram disputados, mas sem presença de torcida.

Victor Moriyama/Getty Images

Um quarto jogador do Pianese, da terceira divisão italiana, testou positivo para o coronavírus, informou o clube no sábado. Toda a equipe está de quarentena.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES