Ministério da Saúde defende isolamento social e depois apaga post

Ministério da Saúde reforçou que não existe remédio, vacina ou alimento que previna ou acabe com o novo coronavírus

Isolamento social | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério da Saúde reforçou, pelo Twitter, nesta quarta-feira, que não existe remédio, vacina ou alimento que previna ou acabe com o novo coronavírus até o momento. A informação contraria declarações do presidente Jair Bolsonaro, que defende o uso de medicamentos sem comprovação científica para o combate da doença. A publicação foi apagada cerca de uma hora depois. 

"Olá! É importante lembrar que, até o momento, não existem vacina, alimento específico, substância ou remédio que previnam ou possam acabar com a Covid-19. A nossa maior ação contra o vírus é o isolamento social e a adesão das medidas de proteção individual", escreveu o perfil oficial Ministério da Saúde em resposta a uma seguidora que sugeriu o uso de Azitromicina para tratar a Covid-19.

O diálogo ocorreu em uma publicação da pasta que falava sobre a importância de pessoas com sintomas do novo coronavírus procurarem uma Unidade de Saúde para iniciar o tratamento precoce.

"Para combater a Covid-19, a orientação é não esperar. Quanto mais cedo começar o tratamento, maiores as chances de recuperação. Então, fique atento! Ao apresentar sintomas da Covid-19, #NãoEspere, procure uma Unidade de Saúde e solicite o tratamento precoce", dizia a mensagem original.

MInistério da Saúde defendeu isolamento social 

Presidente contrariou especialistas

Desde o início da pandemia, o presidente Jair Bolsonaro defendeu o uso de fármacos como Hidroxicloroquina e Azitromicina como forma de combate à Covid-19, contrariando especialistas e até mesmo integrantes do Ministério da Saúde.

No final de março, quando o Brasil registrava os primeiros casos de Covid-19, Bolsonaro escreveu que o tratamento com Hidroxicloroquina e Azitromicina "tem se mostrado eficaz" e que iria trazer "um ambiente de tranquilidade e serenidade ao Brasil e ao mundo. Oito meses depois, o País possui mais de 160 mil mortes decorrentes da doença. 

Nos últimos meses, virou praxe ministros e aliados de Bolsonaro anunciarem que estavam sendo tratados com os medicamentos após contraírem a doença. É o caso do ministro da Saúde,  Eduardo Pazuello, que chegou a ser internado no fim de outubro por complicações decorrentes do novo coronavírus. Alguns dias antes da internação, Pazuello falou, ao lado de Bolsonaro, que tomou os remédios defendidos pelo presidente e que estava "zero bala". 

Após receber alta, no entanto, o ministro admitiu que o novo coronavírus é "uma doença complicada" e que é "difícil voltar ao normal".

Esta não é a primeira vez que o Ministério da Saúde se posiciona de maneira contrária ao discurso do presidente Jair Bolsonaro nas redes sociais. Em março, a pasta publicou no Twitter mensagens pedindo que as pessoas, independentemente da idade, evitassem sair de casa, para diminuir os riscos de contrair o novo coronavírus.

As postagens contrariavam a orientação de Bolsonaro, que, dias antes, defendeu a volta à normalidade e o isolamento apenas para pessoas com mais de 60 anos ou que tenham outras doenças e constituem o grupo mais vulnerável.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES