Ministério da Saúde fala em compra de vacinas e negocia com Moderna

O laboratório ainda não entrou com pedido de uso emergencial na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Moderna anunciou que a vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela empresa é eficaz em crianças a partir de 12 anos | Foto: JOEL SAGET / AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Diante do novo avanço da Covid-19 e da possível necessidade de aplicar dose de reforço, o Ministério da Saúde declarou nesta sexta-feira que tem negociado vacinas para 2022. A pasta, no entanto, ainda não estima a quantidade de imunizantes a serem adquiridos nem prevê quando os contratos devem ser assinados. Um dos laboratórios na mira é a norte-americana Moderna, mas o órgão não descarta outros.

—Nós estamos conversando com eles (Moderna). Já há uma aproximação não só com eles, mas com outros laboratórios numa possibilidade de oferta para o ano que vem — afirmou o secretário-executivo da pasta, Rodrigo Cruz, em entrevista nesta sexta.

Neste mês, a empresa de biotecnologia anunciou a eficácia do imunizante contra a variante descoberta na Índia. O resultado se baseia em estudo preliminar da NYU Grossman School of Medicine e do NYU Langone Center. Já com uma dose de reforço, aplicada em quem completou o esquema vacinal, a vacina também protegeria contra as cepas oriundas do Brasil e da África do Sul.

O laboratório ainda não entrou com pedido de uso emergencial na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Moderna anunciou que a vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela empresa é eficaz em crianças a partir de 12 anos Foto: JOEL SAGET / AFP

Aplicada em duas doses, a vacina usa a tecnologia do RNA mensageiro para coibir a infecção pelo novo coronavírus e o desenvolvimento de formas graves da doença. A vacina pode ser uma alternativa para vacinar jovens a partir de 12 anos, já que é segura e eficar a partir dessa idade, segundo estudo divulgado na terça-feira.

Outra aposta do ministério é a antecipação de doses, como as 38 milhões da Janssen, braço farmacêutico da Johnson&Johnson, contratadas em março. O imunizante, administrado em dose única, pode ser uma estratégia eficaz para acelerar a imunização, barrar a terceira onda de Covid-19 e mitigar os efeitos da crise sanitária.

No contrato assinado, a previsão de entrega é de 16,9 milhões de doses entre julho e setembro e 21,1 milhões de outubro a dezembro deste ano.

— Não há uma confirmação por parte do laboratório de antecipação dessas doses, mas é um pleito recorrente do Ministério da Saúde — disse Cruz.

Com redução de 8,4 milhões de doses, a previsão atualizada para junho é de 43,8 milhões de doses. A principal justificativa é o atraso na produção pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por conta da falta de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES