Ministério da Saúde tira painel com dados sobre Covid do ar

O site reunia tanto os números oficiais da pandemia no Brasil, bem como gráficos que mostravam o avanço da doença por estados e por regiões.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

 O Painel do Ministério da Saúde que reunia as informações sobre os números do novo coronavírus (Sars-CoV-2) no país foi retirado do ar na noite desta sexta-feira (05). Agora, ao acessar o site https://covid.saude.gov.br/, o usuário encontra uma mensagem de “Portal em manutenção”.

Captura de tela

O site reunia tanto os números oficiais da pandemia no Brasil, bem como gráficos que mostravam o avanço da doença por estados e por regiões. O Ministério não informou por qual motivo o portal foi tirado do ar e nem quando ele estará disponível novamente.

Também a divulgação dos dados diários da sexta-feira voltou a atrasar, sendo publicada apenas às 21h45. A tabela disponibilizada ainda trazia menos dados do que a do dia anterior, com os números de recuperados, casos confirmados e óbitos das últimas 24 horas nacionais e por estado.

Na quinta-feira (04), bem como nos dias anteriores, a tabela trazia mais informações como os casos em acompanhamento e as mortes em investigação, bem como os números totais por estado desde o início da compilação das informações. O Ministério da Saúde não informou a razão das mudanças.

Apesar de não ser oficial, o presidente Jair Bolsonaro respondeu na noite de ontem a alguns jornalistas no “cercadinho” em frente ao Palácio da Alvorada que queria que fossem divulgados os dados do dia apenas.

“É para pegar o dado mais consolidado. E tem que divulgar os mortos no dia. Ontem [quinta-feira], por exemplo, dois terços dos mortos eram de dias anteriores”, disse ainda ironizando que, com o novo horário de divulgação das informações, “acabou matéria no Jornal Nacional”.

Durante a gestão do ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, os dados nacionais e uma entrevista técnica sobre o avanço da doença eram realizados entre às 16h e às 17h. Ao assumir, o ex-ministro Nelson Teich passou a ordenar a divulgação às 19h, já sem as entrevistas técnicas com membros do Ministério da Saúde. Desde que assumiu o cargo interinamente, o general Eduardo Pazuello não fixou um horário para a divulgação, sendo que na quinta-feira os dados chegaram a ser anunciados às 22h por “problemas técnicos”. (ANSA)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES