mais
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Covid: Aeronave com nove pacientes sai de Manaus para Teresina

Segundo Gilberto Albuquerque, outras cidades mais próximas ofertaram vagas para os pacientes.

Atualizado às 10h

A aeronave com nove pacientes acabou de partir de Manaus (AM) em direção a Teresina. A previsão de chegada é para o meio dia. A FMS informa ainda que as equipes estão a postos com uma van e 11 ambulâncias - duas de suporte avançado, seis de suporte intermediário e três de suporte básico - para realizar o transporte até o Hospital Universitário (HU), onde serão internados. 

A FMS ressalta que os leitos que serão ocupados foram criados especialmente para receber estes pacientes, não acarretando em prejuízo para a população de Teresina.




Manaus envia pacientes com Covid-19 para Teresina - Foto: Divulgação/Força Aérea BrasileiraManaus envia pacientes com Covid-19 para Teresina - Foto: Divulgação/Força Aérea Brasileira

Manaus envia pacientes com Covid-19 para Teresina - Foto: Divulgação/ Força Aérea BrasileiraManaus envia pacientes com Covid-19 para Teresina - Foto: Divulgação/ Força Aérea Brasileira

Ministério muda decisão e Teresina vai receber 9 pacientes de Manaus

O diretor da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, afirmou na manhã desta sexta-feira, 15 de janeiro, que Teresina receberá apenas nove pacientes com Covid-19 vindos da cidade de Manaus. O número, que inicialmente era 30, diminuiu por conta da disponibilidade de vagas ofertadas por outras cidades mais próximas.

“O ultimo contato que nós tivemos agora de manhã com o Ministério da Saúde sobre a vinda dos pacientes com Covid-19 de Manaus é que das 30 vagas ofertadas pelo Hospital Universitário, o perfil de pacientes que precisarão vir são apenas nove nesse primeiro momento porque outros estados, cidades mais próximas ofereceram também a opção de internar esses pacientes”, afirmou Gilberto.

Segundo ele, o consumo de oxigênio de Manaus para Teresina é muito alto, por conta disso, estão sendo priorizadas as cidades mais próximas. “Como Manaus está com dificuldade muito grande de oxigênio e de Manaus para Teresina há um consumo muito grande, o próprio Ministério da Saúde preferiu encaminhar prioritariamente para as cidades mais próximas onde o consumo de oxigênio no deslocamento é menor. No entanto ficaram esses nove pacientes que estarão saindo de Manaus agora de manhã e deverão chegar em Teresina por volta de 12h”, disse. 

"Reitero, a dificuldade toda é porque eles ainda não conseguiram uma quantidade de oxigênio suficiente para trazer os pacientes até Teresina, nós estamos aqui postos para fazer o atendimento inicial e o deslocamento desses pacientes até o Hospital Universitário. Todo mundo está de mãos dadas para que a gente possa prestar toda assistência que esses pacientes precisarem e da melhor qualidade possível. Nossa cooperação também será devolver todos os cilindros de oxigênio que vierem no avião, nós vamos trocar por cilindros cheios. Então nós mandaremos para Manaus a quantidade de oxigênio que o avião puder transportar de cilindro", declarou Gilberto.


Inicialmente Teresina receberia 30 pacientes de Manaus com chegada prevista para 13h de quinta-feira (15). Logo em seguida, o voo foi adiado para 18h devido a problemas na logística do abastecimento de oxigênio da aeronave. Com dificuldades, o voo foi remarcado para meia noite, mas acabou não acontecendo.


Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail