Covid: Aeronave com nove pacientes sai de Manaus para Teresina

Segundo Gilberto Albuquerque, outras cidades mais próximas ofertaram vagas para os pacientes.

aeronave | Divulgação/FAB
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Atualizado às 10h

A aeronave com nove pacientes acabou de partir de Manaus (AM) em direção a Teresina. A previsão de chegada é para o meio dia. A FMS informa ainda que as equipes estão a postos com uma van e 11 ambulâncias - duas de suporte avançado, seis de suporte intermediário e três de suporte básico - para realizar o transporte até o Hospital Universitário (HU), onde serão internados. 

A FMS ressalta que os leitos que serão ocupados foram criados especialmente para receber estes pacientes, não acarretando em prejuízo para a população de Teresina.

Manaus envia pacientes com Covid-19 para Teresina - Foto: Divulgação/Força Aérea Brasileira

Manaus envia pacientes com Covid-19 para Teresina - Foto: Divulgação/ Força Aérea Brasileira

Ministério muda decisão e Teresina vai receber 9 pacientes de Manaus

O diretor da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, afirmou na manhã desta sexta-feira, 15 de janeiro, que Teresina receberá apenas nove pacientes com Covid-19 vindos da cidade de Manaus. O número, que inicialmente era 30, diminuiu por conta da disponibilidade de vagas ofertadas por outras cidades mais próximas.

“O ultimo contato que nós tivemos agora de manhã com o Ministério da Saúde sobre a vinda dos pacientes com Covid-19 de Manaus é que das 30 vagas ofertadas pelo Hospital Universitário, o perfil de pacientes que precisarão vir são apenas nove nesse primeiro momento porque outros estados, cidades mais próximas ofereceram também a opção de internar esses pacientes”, afirmou Gilberto.

Segundo ele, o consumo de oxigênio de Manaus para Teresina é muito alto, por conta disso, estão sendo priorizadas as cidades mais próximas. “Como Manaus está com dificuldade muito grande de oxigênio e de Manaus para Teresina há um consumo muito grande, o próprio Ministério da Saúde preferiu encaminhar prioritariamente para as cidades mais próximas onde o consumo de oxigênio no deslocamento é menor. No entanto ficaram esses nove pacientes que estarão saindo de Manaus agora de manhã e deverão chegar em Teresina por volta de 12h”, disse. 

"Reitero, a dificuldade toda é porque eles ainda não conseguiram uma quantidade de oxigênio suficiente para trazer os pacientes até Teresina, nós estamos aqui postos para fazer o atendimento inicial e o deslocamento desses pacientes até o Hospital Universitário. Todo mundo está de mãos dadas para que a gente possa prestar toda assistência que esses pacientes precisarem e da melhor qualidade possível. Nossa cooperação também será devolver todos os cilindros de oxigênio que vierem no avião, nós vamos trocar por cilindros cheios. Então nós mandaremos para Manaus a quantidade de oxigênio que o avião puder transportar de cilindro", declarou Gilberto.

Inicialmente Teresina receberia 30 pacientes de Manaus com chegada prevista para 13h de quinta-feira (15). Logo em seguida, o voo foi adiado para 18h devido a problemas na logística do abastecimento de oxigênio da aeronave. Com dificuldades, o voo foi remarcado para meia noite, mas acabou não acontecendo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES