Ministro britânico renuncia após violar medidas contra Covid-19 com amante

Afastamento de Matt Hancock foi exigido pelos principais partidos de oposição.

O primeiro-ministro Boris Johnson e seu ministro da Saúde, Matt Hancock, em um hospital no ano passado | Foto: POOL New / REUTERS
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um dia depois de ter pedido desculpas em público por ter violado a quarentena vigente no país ao abraçar e beijar uma de suas assistentes, o ministro da saúde britânico, Matt Hancock, renunciou ao cargo. O encontro entre ambos ocorreu há cerca de um mês e foi confirmado por fotos e vídeos divulgados na última sexta-feira pela imprensa local.

Os registros, publicados pelo jornal The Sun, levaram os partidos Trabalhista e Liberal Democrata, de oposição, a exigirem o afastamento de Hancock, de 42 anos.  "Eu aceito que violei regras de distanciamento social nesta circunstância. Eu desapontei as pessoas e sinto muito. Permaneço focado em trabalhar para tirar o país desta pandemia e seria grato se houvesse privacidade para minha família nesta questão pessoal", declarou o ex-ministro, em comunicado oficial.

O primeiro-ministro Boris Johnson e seu ministro da Saúde, Matt Hancock, em um hospital no ano passado Foto: POOL New / REUTERS

A mulher com quem Hancok foi flagrado é Gina Coladangelo, uma de suas principais assessoras. O ex-ministro é casado com Martha Hoyer Williams há 15 anos. Após o escândalo, o primeiro-ministro do país, Boris Johnson, aceitou o pedido de desculpas de Hancock, elogiou sua contribuição ao comabte da pandemia e afirmou que o assunto estava encerrado. Mas a polêmica continuou crescendo. O prefeito de Londres, Sadiq Khan, afirmou que o episódio poderia fazer com que as pessoas se tornassem mais resistentes a seguir as medidas impostas contra o avanço da Covid-19 no país.

Nas últimas horas, informou a imprensa britânica, colegas de Hancock se comunicaram com o ex-ministro e o convenceram de renunciar ao cargo. O ex-ministro perdeu apoio dentro do partido de governo e sua permanência tornou-se insustentável. Para Johnson, a saída de Hancock representa um grande desafio, em momentos em que o Reino Unido, que já acumula 128 mil óbitos na pandemia, enfrenta um crescimento de casos de Covid-19. Em outros países europeus, a reabertura avança mais rápido.

Ex-ministro da saúde britânico, Matt Hancock, quebra quarentena para encontrar amante Foto: Reprodução

Neste sábado, o país registrou 18.270 novos casos de coronavírus, maior número desde 5 de fevereiro. O país também confirmou 23 óbitos por Covid-19. O casos diários têm crescido há um mês, mas um rápido programa de vacinação parece ter quebrado a conexão entre infecções e mortes, uma vez que as fatalidades por dia seguem ao redor de 20.

Na última sexta-feira, 15.810 novos casos foram registrados. Os dados também mostraram que 83,7% dos adultos receberam uma primeira dose de vacina contra a doença e 61,2% duas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES