MPPI acompanha o avanço da vacinação contra covid em Teresina

Um novo prazo foi estipulado para os encaminhamentos da reunião passada que não foram cumpridos. A próxima audiência será na quinta-feira, 22 de abril.

covid | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na quarta (14/04), o Ministério Público do Estado do Piauí, por intermédio da 12ª Promotoria de Justiça de Teresina, promoveu audiência virtual em continuidade às discussões sobre a operacionalização da vacinação contra a Covid-19 na capital. A videoconferência contou com a participação de representantes da FMS (Fundação Municipal de Saúde de Teresina), do TCE-PI (Tribunal de Contas do Estado), da Comissão de Saúde da OAB e dos Conselhos de Classes da capital.

Para iniciar a discussão, o promotor de Justiça Eny Marcos Pontes, representante da 12ª PJ, relatou que não houve retorno dos encaminhamentos da audiência passada. Um deles era que a Sesapi enviasse, ao MP e TCE, o inventário completo feito pelo órgão, com as doses de vacinas que estão armazenadas na rede de frio estadual. Nenhum representante da Sesapi esteve presente na audiência.

MPPI segue acompanhando operacionalização do plano de vacinação contra a covid-19 em Teresina

Durante a reunião, o promotor Eny Marcos também levantou o debate sobre a necessidade de fazer um levantamento dos idosos que ainda não tomaram a segunda dose e elaborar estratégias para conscientizar e chamar esse público por meio dos meios de comunicação e das redes sociais institucionais. Outra pauta debatida foi a vacinação dos estudantes de medicina que são residentes em hospitais e estão em contato com a covid-19, além da imunização dos vigilantes sanitários que atuam nos aeroportos.

Em resposta, foi ressaltado que a Resolução CIB-PI n. 30/2021 menciona sobras de doses, mas não organizou de forma detalhada a quantidade destinada a cada público, como os estudantes de medicina. A FMS pontuou que, no momento, não recebeu doses por parte da Sesapi e que a Fundação também não solicitou as vacinas, pois estava no aguardo da distribuição das sobras pontuadas na CIB.

Sobre a vacinação das pessoas com deficiência, a promotora de Justiça Marlúcia Evaristo ressaltou que a meta de imunizados foi calculada de forma incorreta, uma vez que o público é maior do que foi determinado pela Sesapi. A diretora da FMS, Laurimary Caminha, relatou que apenas 61 doses foram recebidas na última remessa, portanto as pessoas com deficiência de 60 anos e que possuem comorbidades ainda estão sendo imunizadas. “Estamos vacinando em residência os que já agendaram, mas novos agendamentos estão parados pois não temos mais doses”, pontuou.

Mais uma vez, o MP e o TCE solicitaram que sejam informados sobre as próximas audiências da CIB. Um novo prazo foi estipulado para os encaminhamentos da reunião passada que não foram cumpridos. A próxima audiência será na quinta-feira, 22 de abril.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES