MPPI promove audiência para acompanhar plano de vacinação em Teresina

A auditora fiscal de controle externo do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), Geysa Elane Sá, reforçou que nesse momento é importante avançar na imunização por idade.

plano | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Para iniciar a audiência, o promotor de Justiça Eny Marcos Pontes, titular da 29ª PJ e atualmente respondendo pela 12ª PJ, relembrou os encaminhamentos do último encontro e ressaltou que a Fundação Municipal de Saúde (FMS) deve reiterar o ofício enviado ao Ministério da Saúde, solicitando doses extras, para acelerar a vacinação de Teresina. A Coordenadora da Atenção Básica em Saúde da FMS, Laurimary Caminha, informou que o documento em questão está sendo organizado para o reenvio.

Representantes do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-PI) marcaram presença na audiência para questionar sobre a inclusão dos profissionais contábeis e advogados nos grupos essenciais de imunização. Em resposta, o promotor Eny Pontes explicou que tais decisões devem ser deliberadas pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB), inclusive com envio de doses suficientes para contemplar esse público. A auditora fiscal de controle externo do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), Geysa Elane Sá, reforçou que nesse momento é importante avançar na imunização por idade.

Audiência foi organizada pelo Ministério Público do Piauí para acompanhar plano de vacinação - Foto: Reprodução

Na última audiência, ficou definido que a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI) deveria informar os critérios adotados para distribuição de doses aos municípios. Um representante da SESAPI esteve presente para explicar sobre a distribuição das doses e como os cálculos são feitos. No entanto, para entender melhor a situação, foi definido um novo encaminhamento, em que a Coordenadora Estadual de Imunização, Bárbara Pinheiro, deverá apresentar a base de dados por faixa etária, no prazo de 5 dias.

Por fim, ficou definida a data da próxima audiência de acompanhamento da campanha de vacinação contra Covid-19, que será dia 19 de agosto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES