MPPI recomenda medidas contra Covid em Unidades Socioeducativas

Foram recomendadas medidas para assegurar o acesso à educação e demais atividades previstas no Plano Individual de Atendimento (PIA).

MPPI recomenda medidas contra Covid em Unidades Socioeducativas | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério Público do Estado do Piauí, por meio da 46ª Promotoria de Justiça, expediu recomendação à Secretaria Estadual de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (SASC) e diretores de Unidades Socioeducativas para promoverem ações de prevenção contra a Covid-19 e estabelecerem protocolos de isolamento e tratamento de adolescentes internados.

A recomendação visa garantir a segurança de reeducandos e funcionários presentes nos Centros Educacionais Masculino (CEM), Feminino (CEF) e de Internação Provisória (CEIP), e o Complexo de Defesa da Cidadania (CDC), como de familiares durante visita. A recomendação é assinada pela promotora de Justiça Francisca Lourenço, titular da 46ª PJ, especializada na defesa da infância e juventude de Teresina.

“Considerando que a manutenção da saúde dos adolescentes privados de liberdade é essencial à garantia da saúde coletiva e que um cenário de contaminação em grande escala no sistema socioeducativo produz impactos significativos para a segurança e a saúde pública de toda a população, extrapolando os limites internos da unidade, o MP resolve recomendar medidas no sentido de evitar a transmissão da Covid-19”, esclarece a promotora no documento.

MPPI recomenda medidas contra Covid em Unidades Socioeducativas  - Foto: Reprodução

Entre diversas orientações, foram recomendadas medidas para assegurar o acesso à educação e demais atividades previstas no Plano Individual de Atendimento (PIA), o prosseguimento da garantia do direito ao contato familiar, seja pela flexibilização do calendário de visitas ou por videochamada, como também a reposição de insumos necessários à higiene.

Ainda foi requisitada a criação de espaço para isolamento dos que ingressarem no sistema e a respectiva avaliação de saúde em até 48h. Caso descartado a possibilidade de contágio, o adolescente poderá ser distribuído para alojamento em convívio com os demais. Em casos suspeitos, a vigilância epidemiológica deverá ser comunicada e o adolescente mantido em isolamento. Já nos casos positivos, se não existir necessidade de internação médica ou domiciliar, deverá permanecer em alojamento exclusivo.

Na recomendação, o MP também pede que sejam constantes as testagens para Covid-19 e o cumprimento das práticas sanitárias e de higiene para prevenção do vírus, como aferição de temperatura e uso de álcool gel. Reforça ainda que sejam promovidas campanhas educativas de cuidado com a saúde dentro dos estabelecimentos. Os órgãos e direitos de unidades têm 48h para dar resposta acerca da recomendação, através de ofício, juntamente com os documentos que comprovem as providências tomadas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES