Mulher morre 22 dias após perder marido; SC chega a 20 mil óbitos por Covid

Segundo familiares da vítima, Elza Parmegiani Pain não soube da morte do companheiro. O casal morava em Ponte Serrada e deixa três filhas

familia | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Santa Catarina chegou a 20 mil pessoas mortas pela Covid-19, após quase um ano e nove meses de registrar o primeiro óbito por conta da pandemia. Os dados foram divulgados pelo governo do estado na quarta-feira (1°), mesmo dia em que Elza Parmegiani Pain morreu vítima da doença em Xanxerê, no Oeste catarinense.

Segundo familiares, a morte dela ocorreu 22 dias depois de perder o marido, Oscar Miguel Pain, de 68 anos. Os dois contraíram coronavírus e moravam em Ponte Serrada, mesma região.

Elza morreu sem saber da morte do companheiro em SC

"Essa dor nunca vamos superar, nunca vamos aceitar. É um sentimento de ódio e revolta. Eles se cuidavam ao extremo. A nossa mãe nem saía de casa se não fosse para ir ao médico. Os dois tinham as duas doses da vacina. Dói lembrar o quanto eles lutavam para viver e não queriam nos deixar sozinhas aqui", desabafou uma das filhas do casal, Sarita Pain.

De acordo com um sobrinho, Andre Felipe Cardoso, o casal recebeu as duas doses da vacina contra Covid. Elza foi sepultada no mesmo jazigo do companheiro, nesta quinta-feira (2), no cemitério municipal. Cardoso disse que a mulher não soube da morte do marido.

O caso do casal é motivo para novamente responder a pergunta: como é possível morrer de Covid ou se contaminar com o vírus mesmo após ter completado o esquema vacinal?

Segundo os estudos conduzidos com cada uma das vacinas em uso contra a Covid-19, é possível morrer uma vez que os imunizantes diminuem, mas não zeram, a chance de casos graves e de morte pela doença. É por isso que, além de se vacinar, você deve manter as outras medidas de proteção contra a doença.

"Uma boa vacina é como se fosse um bom goleiro. E como sabemos que o goleiro é bom? Vamos olhar o histórico dele. A frequência com a qual ele faz defesas. Se ele defende com frequência, ele é um bom goleiro. Isso não quer dizer que ele é invicto, que ele nunca vai deixar de tomar gol. Mas, mesmo se tomar gol, ele não deixa de ser um bom goleiro. Precisamos olhar o histórico dele", explica a a microbiologista Natalia Pasternak.

Internação recenteCasal morreu vítima da covid 

O casal, que estava junto há 44 anos, deixou três filhas. Jucélia Pain, a mais velha, relembra que o pai passou por uma cirurgia e sofreu hemorragia intestinal.

Após receber alta, Oscar se queixou de dores, febre e em seguida foi diagnosticado com a doença respiratória. Ele foi internado no Hospital Regional São Paulo no dia 28 de outubro e morreu 14 dias depois.

Já a mãe, segundo ela, foi hospitalizada em 31 de outubro, e encaminhada para a Unidade de Terapia Intensiva para intubação em 8 de novembro.

"Ele conheceu a neném só por foto e a minha mãe viu a bebê meia horinha antes de ir para o hospital", relembra Jucélia, ao falar sobre a filha da irmã e neta do casal, recém-nascida.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES