Municípios do Piauí recebem primeiras doses da vacina contra Covid-19

Secretaria de Estado da Saúde afirmou que cidades que tiverem recebido doses e já estiverem preparadas podem dar início à imunização

vacina | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As primeiras doses da CoronaVac, vacina do Instituto Butantan feita em parceria com o laboratório chinês Sinovac, contra a Covid-19 chegaram ao Piauí na tarde de segunda-feira (18).  Após a chegada das primeiras doses,  a Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina anunciou que a imunização na capital terá início na quarta-feira (20) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) afirmou que os municípios que já tiverem recebido da vacina podem começar a imunização a partir desta terça (19).

Doses de vacina contra Covid-19 chegam ao Piauí - Foto: Divulgação/Sesapi

Ainda na tarde de segunda, o médico obstetra Joaquim Vaz Parente, de 75 anos, se tornou o primeiro piauiense a ser vacinado contra a infecção provocada pelo novo coronavírus. Além dele, cinco profissionais da saúde foram imunizadas. O Piauí recebeu do Ministério da Saúde 61.160 doses da vacina CoronaVac. Serão 28.651 mil doses para profissionais da saúde, 10 para pessoas com deficiência institucionalizadas, 460 doses para pessoas com mais de 60 anos institucionalizadas e 21 para indígenas vivendo em terras demarcadas.

Segundo a Sesapi, o quantitativo engloba tanto a primeira e a segunda dose da vacina para os grupos previstos na primeira fase de vacinação do estado do Piauí. Os primeiros a serem vacinados nesta primeira fase serão os grupos prioritários: profissionais de saúde, pessoas idosas em abrigo e pessoas com deficiência que moram em abrigos. A Secretaria informou que as cerca de 60 mil doses não serão suficientes para vacinar todos os profissionais de saúde e, então, serão priorizados profissionais que estão na linha de frente de combate à Covid.

Lotes da CoronaVac chegam aos municípios do Piauí

CAMPO MAIOR

Na noite de segunda-feira (18), a Regional de Saúde de Campo Maior recebeu as doses da CoronaVac, vacina contra a covid-19, desenvolvida pelo institutu Butantan, em parceria com a chinesa Sinovac. As doces do imunizante chegaram por volta das 19h30. No total são 978 doses que serão distribuídas para todos os municípios da região dos carnaubais.

Segundo o Coordenador da Regional de Saúde, Erimar Ferreira, a distribuição para os município será nesta terça-feira 19, e contará com apoio da Polícia Militar. “Já entramos em contato com todos os municípios, para amanhã fazermos a entrega. Estamos com toda a logistica, hoje a Polícia Militar irá pernoitar aqui na regional, para fazer a segurança, evitando qualquer imprevisto”, disse.

O corrodenador informou ainda, que a aplicação das vacinas ficará sob responsabilidade das secretaria municipais de saúde, que deverão realizar a imunização dentro dos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Veja a lista dos municípios da região e a quantidade que irão receber:

Assunção do Piauí – 36 doses; 

Boa Hora – 30 doces;

Boqueirão do Piauí - 32 doses;

Buriti dos Monts – 38 doses;

Cabeceiras do Piauí – 30 doses;

Campo Maior – 461 doses;

Castelo do Piauí – 72 doses;

Cocal de Telha – 28 doses;

Jatobá do Piauí – 18 doses;

Juazeiro do Piauí – 24 doses;

Nossa Senhora de Nazaré – 27 doses;

Novo Santo Antônio – 23 doses;

São João da Serra – 60 doses;

OEIRAS

Por volta  das 22h30 de segunda-feira, 18, as doses da vacina Coronavac contra a Covid-19 chegaram a Oeiras. A 8ª Gerência Regional  recebeu 735 doses da vacina. As vacinas vieram escoltadas pela Polícia Militar. De acordo com Andson Moura, coordenador da 8ª Regional de Saúde,  Oeiras ficará com 325 doses e a cidade por ser a sede da Regional, fará a distribuição para as cidades do território Vale do Canindé, cujos secretários de saúde receberão nesta terça-feira.

São 2163 profissionais de saúde nas cidades citadas acima, e foram divididas 135 doses conforme o quadro de funcionários desses municípios, com imunização de 34% de cada um deles. O prazo para a segunda dose é de aproximadamente 4 semanas.

A cidades que mais receberão doses será Oeiras e Simplício Mendes, já as que menos receberão será Floresta, Bela Vista do Piauí e Santa Rosa. Veja a relação abaixo em ordem alfabética:

Bela Vista do Piauí - 18 doses

Cajazeiras do Piauí - 23 doses

Campinas do Piauí - 19 doses

Colônia do Piauí - 49 doses

Conceição do Canindé - 26 doses

Floresta do Piauí - 15 doses

Isaías Coelho - 35 doses

Oeiras - 325 doses

Santa Rosa do Piauí - 18 doses

Santo Inácio do Piauí - 21 doses

São Francisco de Assis do Piauí - 22 doses

São João da Varjota - 19 doses

Simplício Mendes - 124 doses

Tanque do Piauí - 22 doses

PIRIPIRI

A regional de saúde, com sede em Piripiri, recebeu o primeiro lotes da vacina contra COVID-19, para distribuição na região. Inicialmente, são 1222 doses para as cidades que fazem parte da regional. Em Piripiri, uma delas, ficam 682 doses.

 

PARNAÍBA

A aeronave com as doses da Coronavac chegou por volta de 07h30 no Aeroporto da cidade de Parnaíba. De acordo com informações do repórter Carlos Mesquita, correspondente da Rede Meio Norte, 32% do que foi recebido pelo Estado será distribuído nas cidades que fazem parte da planície litorânea. 

A prioridade será os profissionais de saúde, seguindo o protocolo do sistema de imunização.

SÃO RAIMUNDO NONATO

As primeiras doses da vacina contra a Covid-19 chegaram na manhã desta terça-feira (19), na cidade de São Raimundo Nonato. A prefeita Carmelita Castro, o vice-prefeito Rogério Castro, secretário de Saúde Jussival Júnior e o coordenador da 12ª regional de Saúde João Eudes receberam as doses da vacina no Aeroporto Serra da Capivara.

A Secretaria Municipal de Saúde realizou na Câmara Municipal na segunda-feira (18), capacitação para profissionais da Saúde que irão participar da campanha de Imunização da Covid-19.

A primeira etapa deve imunizar profissionais de saúde, pessoas de 80 anos e mais, de 75 anos a 79 anos, povos e comunidades tradicionais, quilombola e população indígena em terras indígenas demarcadas de acordo com as determinações do Ministério da Saúde. Aproximadamente 4.168 pessoas deverão ser Imunizadas nesta primeira fase no município. Vale ressaltar, que a administração das vacinas dará seguimento de acordo com a quantidade de doses enviadas pelo Governo Estadual.

“A expectativa é a melhore, pois é uma vacina muito aguardada por todos e iremos prestar o melhor serviço possível para a população, afirmou a coordenadora municipal de Imunização, Valéria Castro. A capitação foi voltada para os enfermeiros, técnicos de enfermagem e operadores de sistema.

BOM JESUS

A 13º Regional de Bom Jesus recebeu as primeiras doses da vacina na manhã desta terça-feira. A distribuição das vacinas foi realizada através de rota aérea, tudo para garantir que as cargas chegassem em tempo hábil às localidades mais distantes.  

Cássia Barros, coordenadora de Imunização estadual revela que a logística dessa campanha de imunização será mais rápida devido o momento que estamos vivendo. “O primeiro público a ser imunizado será trinta e quatro por cento dos profissionais da saúde que estão na linha de frente contra o novo coronavírus, pessoas com mais de sessenta anos institucionalizadas, pessoas com deficiência acima de 18 anos e institucionalizadas e a população indígena que seja reconhecida aldeada”, explicou.

VALENÇA

No município de Valença, as primeiras doses chegaram ainda na noite de segunda-feira (18) e a vacinação deve iniciar até quarta-feira (20).

FLORIANO

A vacina contra o novo coronavírus chegou na manhã desta terça-feira, 19 de janeiro, em Floriano. O pouso do avião com o imunizante chegou entre 6h e 6h30.

A Secretaria Municipal de Saúde de Floriano em parceria com a 10ª Regional de Saúde, montou um esquema para o transporte das doses e devida distribuição entre os municípios da região.

Às 8h aconteceu a vacinação dos primeiros florianenses na Secretaria de Saúde de Floriano. Os escolhidos foram os profissionais de saúde.

PICOS

Cerca de 752 doses da vacina chegaram por volta de 07h30 da manhã desta terça-feira (19), no Aeroporto Regional de Picos. A imunização na cidade, segundo o secretário municipal de saúde, Audo Gil, terá início na quinta-feira (21). Ao todo foram destinadas 1.500 doses para a 9º regional de saúde, que abrange municípios no entorno de Picos. Os primeiros vacinados no município serão profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à covid-19 e também idosos que estão em abrigos da cidade.

Vídeos: Ascom

ALTOS

A cidade que também recebeu as doses da vacina Coronavac na manhã desta terça-feira, 19 de janeiro, foi Altos. O anúncio foi feito pelo prefeito do município, Maxwell da Mariinha. 

“Renovamos a nossa fé. Recebemos as primeiras doses da vacina Coronavac em Altos. Mais de uma centena de doses. Os profissionais de saúde que estão na linha de frente contra o coronavírus serão os primeiros a receberem a vacina. Nas próximas duas semanas teremos o reforço desses profissionais que atuam para salvar vidas altoenses e em breve chegará para a população de modo geral. Queremos agradecer o comando do 21º Batalhão da Polícia Militar de Altos através de seu comandante Major Adão Soares, subcomandante Genival, e Sargento Paulo César e soldado Rafael Santos que estiveram destacados para assegurar a vinda de Teresina da vacina até Altos.”, afirmou. 

A primeira vacinada da cidade foi Raimunda Fernandes, de 59 anos. Ela é técnica de enfermagem e a funcionária mais antiga em atividade do Hospital José Gil Barbosa. “Ela foi a primeira a ser vacinada em Altos. Foi um ato simbólico dos mais importantes. Imunizar quem vem salvando vidas. Lembrando que precisamos manter os cuidados usando máscara e álcool gel e continuar com distanciamento mesmo depois de vacinados”, disse o prefeito.

Prefeito Maxwell da Mariinha celebra chegada da vacina - Foto: Divulgação

Dona Raimunda Fernandes foi a primeira vacinada da cidade - Foto: Divulgação

URUÇUÍ

As primeiras doses da vacina Coronavac, contra a Covid-19, chegaram na manhã desta terça-feira (19), na regional de Uruçuí. Foi feita uma solenidade que contou ainda com a presença de representantes dos municípios de Baixa Grande do Ribeiro, Ribeiro Gonçalves, Antônio Almeida, Bertolínia e Sebastião Leal. 

O prefeito de Uruçuí, Dr. Wagner, que tem 76 anos e, portanto, faz parte do grupo de risco, foi o primeiro a ser imunizado na região. Presente na ocasião, o prefeito Geraldim, de Bertolínia, destacou a importância da chegada da vacina e armou que a vacinação iniciará o mais breve possível. “É um momento de muita alegria para todos nós, a tão sonhada e aguardada vacina chegou e poderemos iniciar a imunização da nossa população, para que o mais breve possível possamos voltar à normalidade e que não percamos mais cidadãos para essa terrível doença”, declarou o gestor.

Prefeito de Uruçuí foi o primeiro a tomar a vacina na cidade - Foto: Portal B1



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES