Nova variante do coronavírus, a IHU, é detectada na França

A cepa possui 46 mutações e 37 alterações cromossômicas. A França já reportou 12 casos dessa variante

Nova variante detectada na França | Gonzalo Fuentes / Reuters
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A variante do coronavírus B.1.640.2 foi encontrada na França, segundo informaram especialistas nesta terça-feira (4). Os pesquisadores pontuaram que a nova cepa deve ser observada de perto, mas ainda não há risco iminente.  

"Devemos observá-la, como fazemos com outras variantes, mas não há razão para nos preocuparmos particularmente com essa", comentou Richard Neher, especialista em variantes de vírus da Universidade de Basel, na Suíça, em entrevista para a agência de notícias alemã DPA.


Eric Feigl-Ding, epidemiologista norte-americano, compartilhou no Twitter que "duvida que ela [a nova variante] prevalecerá sobre a Ômicron ou a Delta".


A França já reportou 12 casos dessa variante, também conhecida como IHU. 

Nova variante é detectada na França Foto:  Gonzalo Fuentes / Reuters


Mutações 

Segundo a agência DW, a B.1.640.2 possui mutações na proteína spike, fato observado também na Ômicron. A spike é a via de ligação do vírus às células e também alvo de vacinas. Mutações nesse componente podem ser perigosas.

A cepa possui 46 mutações e 37 alterações cromossômicas. No entanto, como a variante ainda "parece não ter se difundido", o alerta vermelho ainda não foi aceso. 

A  variante B.1.640.2 faz parte de uma família de variantes que está no radar da Organização Mundial da Saúde (OMS) desde o último mês de novembro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES