Novo 'bafômetro' é capaz de detectar o coronavírus em apenas um minuto

Solução apresentou 90% de eficácia em experimento com 120 pacientes.

| Reprodução/Facebook/Universidade Ben Gurion
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pesquisadores da Universidade Ben-Gurion, em Israel, criaram um aparelho capaz de detectar a presença do novo coronavírus no organismo humano em apenas um minuto. A solução funciona de forma semelhante a um bafômetro, ferramenta utilizada para medir níveis de etanol no sangue. As informações são do G1.

Para fazer o teste, basta o paciente soprar o dispositivo. O aparelho conta com um chip eletrônico equipado com milhares de sensores que pode indicar a presença, ou não, do novo coronavírus de acordo com suas propriedades ópticas e eletromagnéticas.

"Se iluminarmos este chip com um tipo de radiação sem o vírus, teremos um tipo de resposta a uma radiação eletromagnética. Mas se há vírus no chip, obtemos uma diferente resposta", afirmou Gabby Sarusi, vice-diretor de pesquisa da Escola de Engenharia Elétrica e Computação da Universidade Ben-Gurion (BGU), em entrevista ao G1.

O sistema do "bafômetro" é integrado a um servidor em nuvem, que recebe automaticamente os resultados e os deposita em um banco de dados à disposição de autoridades. De acordo com os cientistas, o aparelho foi testado em 120 pacientes e apresentou êxito em 90% dos casos.

Crédito: Reprodução/Facebook/Universidade Ben Gurion

Para Sarusi, as principais vantagens desse método de testagem são a precisão, rapidez e o custo. O valor estimado para cada avaliação corresponde a 50 dólares e o resultado sai em menos de um minuto. O processo ainda dispensa o manuseio de amostra ou uso de reagentes.

Além disso, trata-se de um processo menos invasivo, como o PCR, por exemplo, no qual uma espécie de bastonete é inserida na cavidade nasal do paciente para coletar amostras do fundo da garganta. Este método ainda leva alguns dias para fornecer resultados.

A ideia é usar o bafômetro em aeroportos, cruzeiros marítimos ou mesmo na entrada de empresa. "O passageiro sopra o bafômetro e, enquanto recolhe sua mala no raio-X, tem o resultado e pode viajar tranquilamente, se está livre do novo coronavírus", disse Gabby Sarusi.

O pesquisador espera submeter o novo método à aprovação da Food and Drugs Administration (FDA), agência norte-americana de controle de medicamentos, dentro de 45 dias. Se aprovado, Sarusi diz que o bafômetro pode chegar ao mercado em outubro ou novembro. Por enquanto, a equipe de cientistas ainda desenvolve o protótipo do equipamento.

A iniciativa da Universidade de Ben-Gurion, no entanto, não é a única que promete testes baseados na respiração dos pacientes. Um método desenvolvido pelas empresas israelenses Next-Gen e Scentech Medical também propõe o uso de um bafômetro para detectar a presença do novo coronavírus no organismo em menos de um minuto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES