Piauí registra 18 mortes e 331 casos confirmados de coronavírus

O Piauí já está com 23,8% de seus leitos de Unidades de Terapia intensiva (UTIs) ocupados por pacientes com coronavírus.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O número de mortes relacionadas à Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, aumentou para 18 no Estado do Piauí, segundo boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SESAPI), na noite deste sábado, 25 de abril. Um homem, de 21 anos, de Itaueiras, faleceu no Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano. Ele fazia tratamento para tuberculose. Os casos confirmados subiram para 331 no Estado. 

De acordo com os dados da SESAPI,  foram confirmados mais 34 casos de Covid-19, sendo registrados os primeiros casos da doença nos municípios de Anísio de Abreu, Canto do Buriti, Oeiras, Rio Grande do Piauí, Piripiri e Várzea Grande.

Com isso, 43 municípios do Piauí passam a ter casos confirmados do novo coronavírus. Dos casos positivos, são 16 mulheres e  18 homens, com idades que variam de 9 meses a 87 anos.

Veja o boletim: 

Já no Brasil, segundo atualização do Ministério da Saúde, foram registradas 346 novas mortes em 24 horas. O ministério contabilizou 4.016 óbitos no total, sendo 9,4% de incremento nos últimos dados divulgados. 

O número de casos confirmados é de 58.509 pelo país, sendo 10,4% de crescimento. Foram mais 5.514 novos casos em apenas 24 horas.  Ainda de acordo com o balanço, 29.160 pessoas foram recuperados da Covid-19.  Cerca de 1.312 óbitos em investigação.

Reprodução/ Ministério da Saúde

Índice de isolamento em Teresina

Levantamento feito pela startup InLocu constatou que o índice de isolamento social em Teresina ficou em 49%, na última sexta-feira, 24. O índice está bem abaixo dos 73% recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e também abaixo dos 56% registrados na última sexta-feira, 17, data em que foi feita a antecipação pelo aniversário de Teresina, que é comemorado no dia 16 de agosto.

Reproduçaõ

Nos últimos dias, os índices de isolamento social alcançados na capital vem registrando baixa. Nessa semana, somente na terça-feira, que foi feriado, o índice ficou em 63%, mas nos demais dias os índices ficaram abaixo dos 50%. “Os números preocupam porque a gente continua vendo o número de casos aumentando. Pessoas nas ruas significa maior probabilidade do vírus estar circulando e que o número de casos pode aumentar. Não é o que queremos. Por isso, a nossa orientação continua sendo para, quem puder, fique em casa”, pontua o prefeito Firmino Filho.

Leitos ocupados

Piauí já está com 23,8% de seus leitos de Unidades de Terapia intensiva (UTIs) ocupados por pacientes com coronavírus, informou o Painel da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), que acompanha a evolução da doença no estado.

Com 95 pacientes com Covid-19 internados em leitos clínicos, o Piauí tem 13,1% ocupados e 86,9% desocupados. O Piauí está fazendo um média de 80 exames para coronavírus por dia, um número ainda baixo, e os testes rápidos começaram a ser feitos no dia 13 de abril, isso mostra que o Covid-19 tem aumentado muito , com um pico de 26 por dia, como ocorreu na quinta-feira (26).

Reprodução

Testes rápidos 

Visando ampliar a capacidade de testagem e a identificar a real quantidade de pessoas infectadas em todo o estado, o Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, vem distribuindo testes rápidos para municípios em todas as regiões. Até agora, o estado já recebeu 1.670 caixas de testes rápidos contendo 33.400 unidades de testes, enviados pelo Ministério da Saúde. 

A distribuição de testes vem permitindo a secretaria acompanhar a situação de forma ampla, realizando um mapeamento e permitindo um acompanhamento completo do estado. Para diminuir ainda mais a questão da subnotificação de casos da COVID-19 dentro do estado, a Sesapi, juntamente com o Instituto Amostragem, está realizando, também, uma pesquisa em 11 municípios do estado, incluindo a capital. 

Divulgação

Os municípios pesquisados são: Teresina, Parnaíba, Campo Maior, Piripiri, Picos, Floriano, Oeiras, Corrente, São Raimundo Nonato, Uruçuí e Valença.

Piauí receberá mais 20 respiradores

O ministro da Saúde, Nelson Teich, afirmou em uma rede social neste sábado que o governo recebeu 272 respiradores fabricados no Brasil e começou a enviar os equipamentos aos estados. Segundo ele, serão 14.100 respiradores no total, utilizados em casos graves do novo coronavírus. Cerca de 20 deles serão para o Piauí.   

Teich afirmou que o Amazonas já recebeu 35 respiradores e deve receber mais 20. O estado é um dos mais afetados pela pandemia, com 3.635 casos confirmados da doença e 287 mortes, segundo o balanço da Secretaria de Saúde do Amazonas deste sábado.

Reprodução

EPIs distribuídos

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) disponibilizou Equipamentos de Proteção individual  (EPIs) às Unidades Hospitalar Estaduais semanalmente.

A quantidade solicitada aos fornecedores não têm atendido em sua totalidade, mas a quantidade recebida tem sido distribuída conforme número de profissionais de cada unidade.

O secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, ressaltou que não têm sido enviado grandes quantidades para estoque nos hospitais, como medida de controle, a Sesapi está  dimensionando quantidades semanalmente. "Disponibilizamos ainda notas técnicas de orientações sobre o uso adequado de EPIs, paramentação e desparamentação para evitar contágio. 

Divulgação

Material distribuído até o momento:

20.008 unidades de máscaras N95

- 35.944 unidades de avental descartável: manga longa, impermeável

10.109 unidades de protetor facial descartável

22.921 unidade de álcool gel

15.565 unidades de álcool etílico

305.400 unidades de máscara cirúrgica descartável

161.924 unidades de luvas de procedimentos

53.300 unidades de toucas

12.400 unidades de Propés 

1.752 unidades de óculos de proteção

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES