Dados do Boletim Epidemiológico Covid-19, da 30ª semana (24 a 30 de julho), registraram uma queda nos números de casos e mortes pela doença no Piauí. O levantamento, do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), também apresenta uma queda nas internações em decorrência das complicações do vírus.

Neris Júnior, secretário de Estado da Saúde - Foto: DivulgaçãoNeris Júnior, secretário de Estado da Saúde - Foto: Divulgação

Segundo o documento, o número de mortes teve uma queda de 43%, ficando com a média móvel de 03, em comparação aos dados do boletim da 29ª semana. Os casos da doença também estão em decréscimo de 16%, com a média móvel dos últimos sete dias de 438. 

“Essa queda é um reflexo das medidas tomadas pelo Governo do Piauí, assim que observamos o crescimento da doença nos meses de junho e julho e hoje conseguimos ver o resultado dessas determinações, que estão ajudando na redução de casos e mortes pela doença”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior. 

Em relação as internações, devido às complicações da Covid-19, houve também uma redução. A ocupação dos leitos clínicos saíram de 128 para 92, as unidades de terapia intensiva passaram de 56 pacientes internados para 41 e os leitos de estabilização, que antes estavam com a média de 07 ocupações agora estão em 04. Já o índice de transmissibilidade da doença se manteve estável em 0,96.

“Para que esses números continuem em queda precisamos que nossa população, que tanto nos ajudou ao longo dessa pandemia, permaneça fazendo sua parte, tomando todas as doses de vacina necessárias para completar seu esquema vacinal e mantenham as medidas essenciais de proteção contra o vírus, como o uso de máscaras em locais fechados e em aglomerações”, reforça o secretário.