O surto do coronavírus levou ao adiamento do GP da China

Categoria tenta reorganizar o calendário para manter a prova em 2020, com uma proposta para realizar a etapa após o GP do Brasil

| Foto de: Vietnam Grand Prix Corporation
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após o adiamento oficial do GP da China, que seria realizado em abril, devido à epidemia do coronavírus que o país passa, a Fórmula 1 tenta arrumar uma solução para manter a etapa no calendário. E, segundo apurado pelo Autosport / Motorsport.com, a categoria arrumou uma nova opção. Do Uol.

A proposta seria de realizar o GP da China entre as etapas do Brasil e de Abu Dhabi, em um final de semana reduzido, de apenas dois dias. Com isso, a prova, que seria realizada inicialmente em 19 de abril, passaria para o final de novembro. Mesmo antes da decisão de adiamento ter sido tomada, os chefes da F1 tinham em mente que era necessário fazer de tudo para remarcar a etapa ao invés de cancelá-la, apesar de todas as dificuldades possíveis para a realização.

A distribuição do campeonato, com diversas etapas muito próximas na fase final da temporada, não deixa uma espaço óbvio para a realização. Uma possibilidade que havia sido falada originalmente seria uma troca de datas, com o espaço de 29 de novembro sendo deixado para o GP da China e a etapa de Abu Dhabi passando para a semana seguinte.

Mas, segundo fontes ligadas à categoria, esse plano mais ousado, que também está sendo considerado, deixaria a etapa de Abu Dhabi em sua data original. A nova proposta seria de realizar o GP da China em 22 de novembro, criando uma rodada tripla com o Brasil em 15 de Novembro e Abu Dhabi no dia 29.

Foto de: Vietnam Grand Prix Corporation 

Um dos grandes desafios para a execução desse plano é a parte logística, com o envio dos equipamentos de São Paulo para Xangai em tempo e, para isso, a categoria pensou em uma pequena mudança no formato do final de semana. A ideia seria a realização dos eventos do GP apenas no sábado e no domingo - com o primeiro dia tendo os treinos livres e, no domingo, a classificação e a corrida.

Para sair do papel, a proposta precisa ser aprovada por unanimidade por todas as equipes, e ainda não está claro que elas teriam interesse em fazer uma rodada tão intensa de corridas consecutivas tão próximo do final do ano - apesar do aumento de verbas que eles receberiam com a realização da prova chinesa.

Com a situação atual do coronavírus, ainda não é possível para a categoria confirmar essa decisão, então essa discussão deverá ser realizada ao longo das próximas semanas.

Enquanto isso, a organização do GP do Vietnã dá como certa a realização da prova. Segundo os diretores da etapa, a corrida não está ameaçada devido à epidemia do coronavírus, apesar da proximidade do país com a China.

Foto de: Vietnam Grand Prix Corporation 

Na terça, a imprensa local divulgou falas dos organizadores afirmando que eles não estão nem considerando reavaliar a situação da prova. Tran Trung Hieu, vice-diretor do Departamento de Turismo de Hanói, em entrevista à Agência France-Presse, afirmou que não há possibilidade de adiamento ou cancelamento da prova.

"Apesar de ser um evento esportivo, ele terá um impacto muito grande para o turismo de Vietnã e de Hanói".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES