Obesidade aumenta risco de complicações em pacientes já curados da Covid-19

As descobertas sugerem que os efeitos da obesidade vão além do agravamento da infeção

obesidade | Shutterstock
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O obesidade é um importante fator de risco para o desenvolvimento de quadro grave ou morte por Covid-19. Agora, uma nova pesquisa mostra que ela pode aumentar de forma significativa o risco de complicações a longo prazo, a chamada ‘Covid longa’.

"O estudo atual sugere, pela primeira vez, que os pacientes com obesidade moderada a grave correm um risco maior de desenvolver complicações de longo prazo, além da fase aguda", disse o líder do estudo, Ali Aminian, da Clínica Cleveland.

Obesidade é fator de risco para Covid-19 (Foto: Shutterstock)

Foram incluídos no estudo 2.839 pacientes com teste positivo para o SARS-CoV-2 no Cleveland Clinic Health System entre março e julho de 2020, que não necessitaram de admissão nos cuidados intensivos e sobreviveram à fase inicial da doença.

Os médicos identificaram então três indicadores - admissão hospitalar, óbito e necessidade de exames de diagnóstico. Nos 10 meses após a infeção inicial 44% dos pacientes necessitaram de internação hospitalar e 1% morreu. A necessidade de testes diagnósticos após a infeção foi 25% maior entre aqueles com obesidade moderada (IMC de 35-39,9) e 39% maior naqueles com obesidade grave (IMC de> 40), em comparação com aqueles com IMC de 18,5-24,9.

Especificamente, aqueles com obesidade eram mais propensos a exigir testes diagnósticos para o coração, pulmão e rim; para sintomas gastrointestinais ou hormonais; ou doenças do sangue; e para problemas de saúde mental após a infeção por Covid-19.

A obesidade não foi associada a um maior risco de morte durante o período de acompanhamento, no entanto. As descobertas sugerem que os efeitos da obesidade vão além do agravamento da infeção e influenciam os sintomas de longo prazo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES