A taxa de ocupação dos leitos de UTI para pacientes com Covid-19 no Piauí teve uma redução, segundo mostram os dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), neste sábado (12). 

Dos 191 leitos voltados para pacientes em estado grave, 142 estão ocupados, um índice de ocupação de 74%. Mas o número é menor que o apontado pela Fiocruz, referente ao dia 7 de fevereiro, quando a taxa de ocupação estava de 87%. 

Leitos de UTI foram ampliados em hospitais do Piauí | FOTO: Divulgação Leitos de UTI foram ampliados em hospitais do Piauí | FOTO: Divulgação

Nesta semana, o Hospital Getúlio Vargas (HGV) abriu mais dez leitos de UTI para pacientes com Covid -19. Também foram anunciados mais dez leitos para o Hospital Justino Luz, em Picos, para atender a demanda devido ao crescimento de casos da doença, que tem provocado aumento nas taxas de ocupação de leitos em todo o estado.

Situação continua de alerta

Segundo a Fiocruz, os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Amazonas, Acre, Amapá, Roraima, Piauí, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Alagoas apresentaram tendência de crescimento da incidência de SRAG nas últimas seis semanas. 

Com os dados até a semana epidemiológica 4 do ano 2022, a taxa nacional de incidência da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) está acima de 5 casos por 100 mil habitantes. 

Casos de Covid-19 no Piauí

Nos últimos cinco dias (de segunda, 7, a sexta-feira, 11) o Piauí registrou 75 óbitos em decorrência da doençaNo boletim de sexta-feira (11), a Sesapi confirmou 12 óbitos por Covid-19.  A média móvel de óbitos (últimos 7 dias) continua em tendência de alta no Piauí.