Oeiras retira a obrigatoriedade do uso de máscara a partir de hoje

O município de Oeiras flexibilizou o uso de máscara de proteção facial em todos os ambientes, exceto em escolas.

Uso de máscara | Arquivo MN
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O município de Oeiras flexibilizou o uso de máscara de proteção facial em todos os ambientes, exceto em escolas. A medida que revoga a obrigatoriedade do uso de máscara até mesmo em ambientes fechados está valendo a partir desta sexta-feira (18)

De acordo com o decreto publicado pela Prefeitura de Oeiras, a medida foi baseada em análises técnicas e parâmetros epidemiológicos, tendo como condição necessária a permanência do município na faixa de baixa transmissão. 

Uso de máscara em Oeiras não será mais obrigatório | FOTO: Arquivo/MN

Segundo a Prefeitura do município, serão mantidas as recomendações de uso de máscaras em indivíduos sob maior risco de desenvolver formas graves de Covid- 19 (idosos, gestantes, puérperas, imunocomprometidos, transplantados e portadores de câncer, acidente vascular cerebral, doença renal crônica, doenças pulmonares crônicas, cardiopatia grave, hepatopatia crônica, diabetes mellitus não controlado e obesidade), bem como em indivíduos com indicação médica de manter o uso ou que, por decisão individual, prefira manter o uso.

Também será mantida a obrigatoriedade do uso de máscaras por indivíduos com sintomas da doença, teste positivo ou contato recente com indivíduo com Covid-19.

De acordo com o decreto, em 04 de abril de 2022 será realizado novo boletim epidemiológico para averiguação da permanência do município na categoria de baixo risco e que modificações significativas no cenário epidemiológico poderão implicar na revogação das medidas contidas em qualquer das etapas de flexibilização, sob instrumento normativo próprio.

COE estadual pede cautela na flexibilização

Na última quarta-feira (16), o Comitê de Operações Emergenciais do Piauí (COE-PI) decidiu por manter o uso de máscaras em todos os ambientes do estado. Em documento, o Comitê Científico do Nordeste alerta que a pandemia não terminou e recomenda cautela na flexibilização de medidas restritivas contra a Covid-19, além da necessidade de campanhas de vacinação. 

Na semana passada, a Prefeitura de Teresina já havia anunciado a flexibilização, que está acontecendo de forma gradual. Desde a última segunda-feira (14), foi liberado o uso de máscara ao ar livre, exceto durante as atividades ao ar livre, incluindo-se as recreativas e esportivas – exceto naquelas que geram aglomerações como shows, espetáculos e arquibancadas. Permanece obrigatória a utilização de máscaras, também, em transportes públicos e veículos de pequeno porte destinados ao transporte de passageiros. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES