OMS aprova uso emergencial da vacina CoronaVac contra a Covid-19

Recomendação de uso é para adultos de 18 anos ou mais, em um esquema de duas doses com um espaçamento de duas a quatro semanas

OMS aprova uso emergencial da CoronaVac para adultos | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Organização Mundial de Saúde (OMS) aprovou, nesta terça-feira (1º), o uso emergencial da CoronaVac, vacina desenvolvida contra a Covid-19 pelo laboratório chinês Sinovac. A vacina é a sexta a receber essa aprovação pela entidade e é uma das três que estão sendo usadas no Brasil.

A entidade afirmou que a vacina "atende aos padrões internacionais de segurança, eficácia e de fabricação", e que "seus requisitos de armazenamento fáceis a tornam muito gerenciável e particularmente adequada para cenários de poucos recursos".

A entidade afirmou que a vacina "atende aos padrões internacionais de segurança, eficácia e de fabricação" - Foto: Ascom

Resultados

A OMS considerou dados de eficácia da vacina que mostraram que ela preveniu casos sintomáticos de Covid em 51% dos vacinados e casos graves da doença em 100% da população estudada. Essas taxas correspondem às divulgadas pelo Instituto Butantan em janeiro.

Fácil armazenamento

A OMS afirmou que a vacina "atende aos padrões internacionais de segurança, eficácia e de fabricação". Além disso, os requisitos de armazenamento fáceis a tornam adequada para cenários de poucos recursos. A CoronaVac pode ser armazenada em temperatura normal de refrigeração (2ºC a 8ºC), que é a usada na cadeia de frio do Brasil.

Vacina tem fácil logística de armazenamento- Foto: Jose Fernando Ogura/AEN

A vacina mostrou capacidade de diminuir os casos da doença e refere-se aos dados dentro de ensaios clínicos em estudos que foram contestados pelo Instituto Butantan

Sexta aprovação

A CoronaVac é a sexta vacina a receber aprovação de uso emergencial pela OMS. As outras foram a da Pfizer, a de Oxford/AstraZeneca (inclusive as versões produzidas na União Europeia e pelo Instituto Serum, na Índia), a da Johnson, a da Moderna e a da Sinopharm. Além da CoronaVac, também são usadas no Brasil a vacina de Oxford e a da Pfizer.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES