OMS: cepa do coronavírus na Índia é mortal e já está em 44 países

Nas últimas 24h, a Índia apresentou 3.876 óbitos devido à doença, número mais alto do planeta nesse período.

Médicos da Índia pedem para que pessoas do país não usem esterco bovino contra a Covid-19- Foto: Amit Dave/Reuters | Médicos da Índia pedem para que pessoas do país não usem esterco bovino contra a Covid-19- Foto: Amit Dave/Reuters
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Considerada a mais letal, a variante do coronavírus detectada em outubro na Índia, a B.1.617, já foi confirmada em 44 países de acordo com relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) publicado na terça-feira (11).

A nova cepa se alastrou pelo mundo em pelo menos 27 países desde o último dia 28 de abril. 

A OMS apontou em documento que as sub-linhagens B.1.617, como a B.1.617.1 e B.1.617.2, aparece em menor graude de contaminação.Além da Índia, o Reino Unido foi o país que mais relatou casos sequenciados geneticamente da B.1.617 e, recentemente, informou que a B.1.617.2 é uma sub-linhagem preocupante nacionalmente. Nesta segunda-feira (10), o órgão de saúde internacional já havia classificado a versão do vírus como "preocupante em nível global".

"Há informações de que a B.1.617 é mais contagiosa", mas também existem elementos que permitem pensar que ela atenuaria as respostas dos anticorpos que combatem o vírus e, "portanto, nós a classificamos como uma variante preocupante em nível global", afirmou a doutora Maria Van Kerkhove, responsável técnica do combate contra a Covid-19 na OMS.

Médicos da Índia pedem para que pessoas do país não usem esterco bovino contra a Covid-19- Foto: Amit Dave/Reuters

A médica assegura que ainda faltam pesquisas sobre a variante indiana, evidenciando o seu sequenciamento genético.

Drama da Índia

O país mais populoso do mundo (com quase 2 bilhões de pessoas), sofre com a segunda onda da Covid-19.De acordo com a OMS, a Índia contabiliza, desde o início da pandemia, 22.992.517 casos do Sars CoV-2, que resultaram em 249.992 mortes até esta terça-feira (11). Nas últimas 24h, o país apresentou 3.876 óbitos devido à doença, número mais alto do planeta nesse período.

Médicos da Índia pedem para que pessoas do país não usem esterco bovino contra a Covid-19. Muitas pessoas estão aderindo a essa prática.  Os especialistas alertam que tal medida não protege contra a Covid-19 e que ainda há risco de contágio por outras doenças.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES