OMS chega à China para investigar origem de Covid-19 e novo surto

O aumento preocupa as autoridades com a aproximação da grande migração do Ano Novo chinês

Moradores de cidade chinesa teme novo surto de coronavírus-Foto:AFP | AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As principais estradas que levam a Shijiazhuang estavam bloqueadas nesta quarta-feira (6), em uma tentativa das autoridades chinesas de conter um fogo de coronavírus nesta grande cidade de 11 milhões de habitantes, próxima de Pequim. Com informaçoes da Isto é.

As autoridades fecharam 10 estradas que levam à cidade situada 300 km ao sul da capital, assim como um terminal rodoviário, para evitar que o contágio se propague para fora de Shijiazhuang. As escolas também foram fechadas.

Shijiazhuang, capital da província de Hebei, próxima de Pequim, registrou 117 contágios, 63 deles anunciados na quarta-feira. Do total, 78 são assintomáticos.

Um de seus distritos, Gaocheng, é considerado de “alto risco” e foi isolado. Este setor de 40.000 habitantes é o único território do país com esta classificação.Todos os habitantes foram submetidos a testes de detecção, segundo as autoridades de saúde.

A televisão nacional exibiu imagens de controles rodoviários e de enfermeiros com trajes de proteção organizando exames nos residentes. A emissora também mostrou imagens de funcionários municipais limpando as ruas de Shijiazhuang.

Moradores de cidade chinesa teme novo surto de coronavírus-Foto:AFP

A China, onde o novo coronavírus foi detectado há um ano, erradicou em grande medida a pandemia na primavera (hemisfério norte, outono no Brasil), mas durante os últimos dias o balanço oficial de contágios aumentou, embora continue muito inferior aos registrados no exterior.

O aumento preocupa as autoridades com a aproximação da grande migração do Ano Novo chinês, que este ano acontece em 12 de fevereiro. As festividades provocam a maior migração do mundo, pois centenas de milhões de trabalhadores deixam as grandes cidades para visitar suas famílias.

Além disso, uma equipe da Organização Mundial da Saúde (OMS) desembarcou na China para investigar a origem do vírus, mas a organização anunciou na terça-feira que os especialistas não receberam um visto de entrada no país, embora alguns já estejam a caminho.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES