Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

OMS diz que "nova variante do coronavírus não está fora de controle"

Ryan estimou que "embora o vírus tenha se tornado um pouco mais eficiente em termos de propagação, ele pode ser interrompido"

Compartilhe

A nova variante do coronavírus descoberta no Reino Unido, que se espalha mais rapidamente, "não está fora de controle", disse a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta segunda-feira (21), pedindo a continuação da aplicação de medidas sanitárias que já demonstram eficácia.

— Registramos um R0 [taxa de transmissão do coronavírus] muito superior a 1,5 em diferentes momentos dessa pandemia, e a controlamos. Essa situação, nesse sentido, não está fora de controle — disse o chefe de emergências da OMS Michael Ryan, em entrevista coletiva.

LEIA TAMBÉM:

 - Joe Biden recebe primeira dose de vacina contra a Covid-19 da Pfizer

- UE autoriza vacina da Pfizer e imunização deve começar no dia 27

 - Reino Unido diz que mutação do coronavírus está 'fora de controle'

Coronavírus: Nova variante faz países suspenderem voos do Reino Unido

O que se sabe sobre a nova cepa de coronavírus que reinfectou pessoas

- Após quatro países da Europa, Austrália vê nova cepa da Covid -19

Ryan estimou que "embora o vírus tenha se tornado um pouco mais eficiente em termos de propagação, ele pode ser interrompido".

— As medidas atuais são boas. Devemos continuar fazendo o que fizemos até agora — disse o alto funcionário, e acrescentou: — Podemos ter que fazer isso com um pouco mais de intensidade e durante mais tempo para ter certeza de que podemos controlar este vírus. 

A OMS disse que espera ter mais detalhes sobre o possível impacto da nova cepa altamente infecciosa do coronavírus em breve. Não há evidências de que a variante do vírus aumente a gravidade da doença, embora seja mais transmissível, disseram as autoridades, citando análises do Reino Unido. 

Maria Van Kerkhove, chefe técnica da OMS para Covid-19, disse que os cientistas estão analisando a resposta de anticorpos da estrutura do vírus e esperam resultados nos próximos dias e semanas. 

A OMS também afirmou que variantes são uma parte normal da evolução de uma pandemia e que a descoberta mostra que novas ferramentas para rastrear o vírus estão funcionando. 

— É muito importante ter transparência, dizer ao público como funciona, mas também é importante deixar claro que isso é uma parte normal da evolução do vírus. Ser capaz de rastrear um vírus tão de perto, tão cuidadosamente, cientificamente em tempo real é um desenvolvimento realmente positivo para a saúde pública global, e os países que fazem esse tipo de vigilância devem ser elogiados — afirmou Ryan.

Chefe de emergências da OMS Michael Ryan



Tópicos
Compartilhe
Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar