Pacientes que tiveram Covid-19 podem ter mais de 50 efeitos de longo prazo

Uma das características da Covid-19 que mais intrigam pesquisadores e especialistas é sua capacidade de apresentar uma diversidade de sintomas

covid-19 | Shutterstock
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma das características da Covid-19 que mais intrigam pesquisadores e especialistas é sua capacidade de apresentar um grande número e diversidade de sintomas, que também podem durar semanas ou até meses após a infecção.

Enquanto para alguns o coronavírus passa despercebido (assintomático), para outros com menos sorte a doença se complica de tal forma que pode terminar em internação prolongada, sem que ainda saibamos com certeza qual é a chave para essa enorme diferença.

Pessoas que tiveram Covid-19 podem ter sintomas a longo prazo (Foto: Shutterstock)

As pesquisas sobre o assunto ainda são escassas e um nome comum para esse quadro patológico nem mesmo foi formulado. Os nomes que surgiram são quase tão variados quanto os sintomas e, portanto, é conhecido como “Covid prolongado”, “Covid grave”, “Covid crônico”, “Covid de longo prazo”, “Covid persistente” ou “Covid subsequente”.

Na Medicina, um conjunto de sintomas, diferentes mas relacionados, cujas causas ainda são desconhecidas, são conhecidos como “síndrome”, e a esse respeito, alguns autores, vendo a quantidade de sintomas que o coronavírus pode apresentar, também o chamaram “síndrome pós-Covid-19”. 

Em suma, os artigos científicos sobre as sequelas que a SARS-CoV-2 pode desdobrar ainda estão em um estágio inicial com foco na coleta e classificação das sequelas díspares da doença.

Estudo

O estudo mais importante a esse respeito foi publicado há poucos dias na Scientific Reports e é uma meta-análise espetacular com todos (ou pelo menos a grande maioria) dos sintomas que foram registrados nestes longos meses de pandemia. 

Para a realização deste trabalho, os autores realizaram uma revisão sistemática de um total de 18.251 publicações relacionadas ao tema, para determinar um quadro com mais de 50 sintomas documentados e confirmados.

Os dados são significativos e nos ajudam a ter uma ideia bem aproximada do desconforto que um Covid de longa duração pode causar ao paciente. Fadiga, falta de ar (dispneia), náuseas e dores generalizadas, mas principalmente dor de cabeça, são os sintomas mais frequentes documentados até o momento. 

Mas junto com as sequelas mais “esperadas” de uma síndrome respiratória, existem alguns sintomas que, ainda hoje, continuam a surpreender os pesquisadores, como a perda parcial (ageusia) ou total (anosmia) do paladar, documentada em quase um ano de Covid persistente, perda de cabelo (registrada em outros 25%) ou transtorno de déficit de atenção (27%).

Sintomas pós-Covid-19

Entre os 55 efeitos de longo prazo detalhados pelo estudo, estima-se que 80% dos pacientes que foram infectados com SARS-CoV-2 desenvolveram pelo menos um desses sintomas, com maior ou menor intensidade, até duas semanas mais tarde. Atualmente, os sintomas pós-Covid-19 que duram mais são conhecidos como persistentes ou prolongados se continuarem pelas próximas 12 semanas.

Os autores desta revisão pertencem a uma equipe internacional de diferentes universidades nos Estados Unidos, México ou Suécia e completam seu trabalho com as recomendações: a primeira é unificar critérios em marcadores e medidas biológicas para registrar a evolução e os sintomas dos pacientes ao longo do mundo. 

“A documentação adequada nos prontuários dos centros de saúde é essencial para futuros estudos globais sobre os sintomas da Covid-19”, explicam no artigo publicado. A segunda recomendação é expandir as informações que temos atualmente “sobre o curso natural da infecção para definir a síndrome Covid-19 prolongada”. Os médicos devem estar cientes dos sintomas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES