País tem pico de mortes e pior índice de isolamento social da pandemia

Ontem, o país registrou o maior número de mortes em 24 horas: 1.582 óbitos. Foi o dia mais letal da pandemia

Covid | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Justamente na fase com a maior média de mortes pela covid-19, os brasileiros resolveram ficar cada vez menos em casa. O índice de isolamento social, medido pela startup In Loco, aponta que os últimos dias úteis no país tiveram as menores marcas registradas desde a segunda semana de março, ou seja, antes de os estados publicarem decretos para fechamento ou redução de serviços não essenciais para conter o novo coronavírus. 

Ontem, o país registrou o maior número de mortes em 24 horas: 1.582 óbitos. Foi o dia mais letal da pandemia. 

Movimentaçao em rua do Centro de Sao Paulo após reabertura do comércio - Foto: Estadao Conteúdo 

Segundo os dados da startup —que usa a localização por GPS de 60 milhões de celulares—, na terça e quarta-feira desta semana, a média ficou em 32%, menor que qualquer índice medido em um mesmo dia desde o meio de março. 

Na sexta-feira passada, esse índice chegou a 31,8%, o mais baixo desde o dia 13 de março de 2020, quando o percentual ficou em 30,1%. Àquela altura, o país ainda não tinha registrado nenhuma morte pela covid-19 (a primeira foi no dia 16 de março). 

Até aqui, o maior índice de isolamento registrado ocorreu no primeiro fim de semana de medidas restritivas adotadas por estados: em 22 de março, um domingo, 62,2% dos brasileiros não saíram de casa. Em regra, os sábados e domingos têm taxas de isolamento bem maiores do que os dias da semana. 

Os estados com melhores índices de isolamento social são os do Norte e Nordeste, onde muitos governos tomaram medidas mais rígidas para conter a explosão de casos —a exemplo de Acre, Ceará, Bahia, Amazonas e Rondônia, que enfrentam redes de saúde lotadas.

O líder em isolamento ontem era o Acre, com 42,3% da população fazendo isolamento social. Amazonas, Ceará, Roraima e Rondônia vêm em seguida. No lado oposto, o Tocantins teve o menor índice de isolamento do país (28,5%), seguido por Goiás, São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES