SEÇÕES

Pandemia: 6 em cada 10 mortos pela Covid não tomaram 3ª dose da vacina

O levantamento também mostra que entre todos os internados, apenas 9,2% (2.278) tomaram a terceira dose em 2022

reprodução | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

De acordo com dados da Info Tracker, plataforma de monitoramento da pandemia vinculada às universidades estaduais paulistas USP (Universidade São Paulo) e UNESP (Universidade Estadual Paulista), seis em cada dez mortos e mais da metade dos internados em decorrência da Covid-19 no Brasil entre março e junho deste ano não tomaram a terceira dose da vacina. 

Entre março e 20 de junho - última atualização do governo federal -, 30 mil pessoas precisaram ser internadas por causa da infecção pelo coronavírus. Desse universo, 17 mil pessoas, ou 56% dos casos não haviam tomado a terceira dose contra a Covid. 

Vacina contra a Covid-19 protege contra casos graves da doença (Foto: reprodução)

O monitor das universidades paulistas também mostra que outros 34,7% foram internados mesmo após a terceira dose, porém, o reforço havia sido aplicado em 2021, o que pode significar que a proteção contra o vírus estava menor. O levantamento mostra que entre todos os internados, apenas 9,2% (2.278) tomaram a terceira dose em 2022. 

Quando o recorte é feito por morte, a proporção é anda maior: 61% dos 7.547 mortos pela Covid entre março e junho não haviam tomado a terceira dose, índice que chegou a 69% em abril. Cerca de 32% dos que morreram haviam sido imunizados com a terceira dose em 2021, enquanto apenas 5,9% tomaram a terceira dose em 2022. 

Os dados do Info Tracker foram consolidados pela USP e UNESP a pedido do UOL.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos