Pandemia: Comitê do NE diz ser equivocada revogação do estado de emergência

Documento critica a “flexibilização exagerada” das medidas de combate à Covid e diz que a decisão do governo federal é “precipitada e equivocada”

Pandemia: Comitê do NE diz ser equivocada revogação do estado de emergência | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No mesmo dia em que o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, assinou a portaria que estabelece o fim do estado de emergência instaurado devido à pandemia da Covid-19, governadores do Nordeste se manifestaram contra a medida. A portaria terá validade depois de 30 dias da assinatura.

Um documento emitido na sexta-feira (22), pelo Consórcio do Nordeste, que reúne os todos os Estados da região, critica a “flexibilização exagerada” das medidas de combate à Covid e diz que a decisão do governo federal é “precipitada e equivocada”.

Pandemia: Comitê do NE diz ser equivocada revogação do estado de emergência - Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

“Como tem sido alertado por especialistas e por instituições, tais como a FIOCRUZ, evidências científicas mostram que ainda é prematuro considerar que a pandemia acabou”, diz o texto. O Consórcio do Nordeste alegou que, em 13 de abril, a Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que a Covid-19 continua a ser uma “Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional”

A entidade aponta que, no Brasil, há cerca de 14 mil contágios diários e mais de 100 mortes. O grupo alega que o “relaxamento exagerado” das medidas de combate à Covid pode “dar à população uma falsa sensação de segurança, que poderá resultar em novos casos e mortes evitáveis”. Nesse cenário, o Comitê Científico do Comitê orientou todos Estados da região a manterem a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados, assim como exigirem do passaporte da vacina, e intensificarem campanhas de imunização contra a Covid e a gripe do H3N2.

As informações são do O Globo



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES