Pandemia do novo coronavírus matou quatro jornalistas em Teresina

Em todo o Brasil foram 169 profissionais da imprensa vítimas da Covid-19

Jornalistas são grupo vulnerável | Frans Van Heerden/Pexels.
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os profissionais da Comunicação Social, o que inclui repórteres, cinegrafistas e fotógrafos, não pararam um minuto durante a pandemia do novo coronavírus. O resultado tráfigico é que 169 jornalistas não resistiram às complicações da doença no Brasil. Somente em Teresina, foram quatro profissionais vítimas da doença. O número pode parecer pequeno, mas levando em consideração que são poucos profissionais na ativa no mercado de trabalho este acaba sendo um número ainda maior para a classe teresinense.

Morreram Rosenira Alves, que atuou em diversos jornais do Piauí; Humberto Coelho, que foi jornalista e radialista; Chico Leal, que foi coordenador de jornalismo de uma rádio da capital; e Bob Júnior, que foi cinegrafista do Grupo Meio Norte de Comunicação.

O balanço do Sindicato dos Jornalistas (Sindjor), que leva em consideração as mortes ocorridas até março de 2021, descortina a vulnerabilidade do público em coberturas na rua, hospitais e cemitérios. O batente de uma redação, que inclui coletivas de imprensa cheias de pessoas, também é um grande risco para esses profissionais, que atuam na linha de frente com o objetivo de informar as pessoas sobre a forma correta de combater a pandemia.

Jornalistas são grupo de risco. Crédito: Pexels.

Sem os jornalistas, a população em geral teria ainda mais dificuldades para obter informações sobre os cuidados e a gravidadade da doença no território brasileiro. Diariamemente a imprensa atua com o objetivo de salvar vidas combatendo a desinformação.

Além disso, os ataques aos profissionais têm sido constantes, como se os jornalistas estivessem querendo furar a fila e não tivessem direito ao imunizante.

O relatório foi divulgado pelo Sindjor-PI. "A imunização da categoria contra a Covid-19 tem sido um pleito do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Piauí [Sindjor-PI], junto às autoridades de saúde do Estado e dos municípios desde o início da vacinação. Tínhamos como respostas as nossas reivindicações, que as vacinas enviadas ao Piauí já estavam destinadas aos grupos prioritários determinados pelo Ministério da Saúde. O Sindjor seguiu suas reivindicações, até que, o Prefeito de Teresina, Doutor Pessoa (MDB) sinalizou, no dia 05 de abril de 2021, estar disposto a incluir os jornalistas da capital dentre os grupos prioritários. No mês de março, a nossa instituição ao tomar conhecimento do projeto de lei de autoria do vereador de Teresina, Vinício Ferreira (Avante), que incluiu os jornalistas de Teresina como grupo prioritário passou a apoiá-lo e articular para que fosse aprovado entre os demais vereadores. O projeto de lei do vereador Vinício Ferreira foi aprovado nessa quarta-feira, (14/04), na Câmara Municipal e aguarda apenas a sanção do prefeito Doutor Pessoa. O Sindjor/PI tem apoiado também com o deputado estadual, Júlio Arcoverde (Progressistas), em seu projeto de lei que incluiu os jornalistas como grupo prioritário, agora, no âmbito estadual. Manifestamos e buscaremos apoio à aprovação dessa proposição. Outro passo, é que vamos encaminhar ao governador do Piauí, Wellington Dias e ao prefeito Doutor Pessoa pedido de urgência da vacinação dos jornalistas, para evitar mais contaminação e mortes de profissionais de imprensa", disse o comunicado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES