Pelo menos 15 capitais continuam vacinando adolescentes sem comorbidades

Mesmo após a recomendação do Ministério da Saúde de só vacinar adolescentes com comorbidades, capitais mantiveram cronograma de vacinação contra a Covid-19

Vacinação contra a Covid-19 em adolescentes | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pelo menos 15 capitais do Brasil, além do Distrito Federal vão prosseguir com seus planos de imunização contra a Covid-19 para adolescentes entre 12 e 17 anos, mesmo após a recomendação do Ministério da Saúde de só vacinar adolescentes com comorbidades.

Veja como está a vacinação de adolescentes nas capitais:

Aracaju  (SE) - A Prefeitura de Aracaju divulgou nesta sexta-feira (17) que continua vacinando adolescentes de 16 anos sem comorbidades, até o dia 23 de setembro. 

Maceió (AL) - Ainda ontem, a Prefeitura de Maceió divulgou que segue a recomendação da Anvisa de vacinar adolescentes com a Pfizer e continua com o plano de imunizar todos os jovens, mesmo sem comorbidades. A Prefeitura deu continuidade à vacinação de todos os adolescentes nesta sexta-feira (17).

"Vamos dar continuidade à vacinação desses adolescentes levando em consideração que o próprio Ministério da Saúde e a Anvisa liberaram a vacinação com o imunizante da Pfizer, que é o que estamos utilizando", afirmou o coordenador do Gabinete de Gestão Integrada para Enfrentamento da Covid-19, Claydson Moura.

Recife (PE) - O Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação do Recife informou que vai continuar vacinando adolescentes de 12 a 17 anos, com a Pfizer. 

Fortaleza (CE) - O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), afirmou em seu perfil no Twitter que a cidade seguirá vacinando adolescentes sem comorbidades ou deficiência. "A Prefeitura de Fortaleza acompanha a decisão tomada pela Comissão Intergestores Bipartite de seguir com a vacinação do público de 12 a 17 anos", escreveu.

São Luís (MA) - O prefeito de São Luís, Eduardo Braide (Podemos), informou ainda ontem que a vacinação de adolescentes continuaria na capital maranhense. "Conass, Conasems, a Sociedade Brasileira de Imunizações e a própria Anvisa já se manifestaram favoravelmente pela continuidade da vacinação", lembrou.

Natal (RN) - A Secretaria de Saúde de Natal informa à população que a vacinação de adolescentes sem comorbidades, que seria iniciada ontem (17), foi suspensa na capital. 

Belém (PA) - Na noite de ontem, a prefeitura de Belém informou que continuará a imunização de adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidade e divulgou em seu Twitter um vídeo do diretor de vigilância à saúde, Cláudio Salgado, falando sobre a importância da manutenção da medida.

Palmas (TO) - A prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) foi mais uma que usou o Twitter para informar que o município não vai seguir a orientação do Ministério da Saúde em relação à vacinação de adolescentes. "Não seremos "cobaias" de um desgoverno. Não é justo a confusão, aflição e insegurança geradas em milhares de mães e pais de adolescentes", criticou.

Rio Branco (AC) - Hoje a vacinação contra covid-19 de adolecentes a partir de 12 anos, com ou sem comorbidades, foi mantida em Rio Branco. 

Porto Velho (RO) - A Prefeitura de Porto Velho decidiu retomar a vacinação de todos os adolescentes apesar da recomendação do Ministério da Saúde. Segundo comunicado da prefeitura, há estoque suficiente do imunizante da Pfizer para seguir com a imunização. "As principais autoridades em saúde no Brasil, como a Anvisa, Conass, Conasems e a Sociedade Brasileira de Imunologia respaldam o processo de vacinação desses adolescentes, logo, seria ilógico a não aplicação da segunda dose nos adolescentes que já receberam a primeira aplicação. Seria como jogar vacinas fora", afirmou o prefeito Hildon Chaves (PSDB).

São Paulo (SP) -  A prefeitura de São Paulo emitiu uma nota informando que continuará a vacinar os adolescentes sem comorbidades. O município já aplicou 712.499 primeiras doses em jovens de 12 a 17 anos, o que representa 84,4% de cobertura vacinal deste público, estimado em 844.073 pessoas. 

Rio de Janeiro (RJ) - Após a recomendação do ministério, o Rio de Janeiro decidiu manter a vacinação de adolescentes de 14 anos, que já estava planejada para ontem e hoje. A cidade ainda está avaliando o que vai fazer no caso dos adolescentes com 12 e 13 anos sem comorbidades. O prefeito Eduardo Paes (PSD) disse hoje que pretende seguir com a imunização: "Se depender de mim, o Rio continuará a vacinação até os 12 anos". 

Vitória (ES) -  A Prefeitura de Vitória segue vacinando adolescente de 15 a 17 anos sem comorbidades. Ainda não há informações sobre a imunização dos adolescentes de 12 a 14 anos.

Porto Alegre (RS) -  A Prefeitura de Porto Alegre decidiu manter a vacinação com a primeira dose da vacina para todas as pessoas a partir de 15 anos e para adolescentes de 12 a 14 anos com comorbidades. 

Florianópolis (SC) - O prefeito Gean Loureiro (DEM) informou em seu perfil no Twitter que a cidade continuará vacinando os adolescentes, mesmo sem comorbidades. "Vamos seguir o entendimento TÉCNICO dos médicos e continuar vacinando adolescentes. Quanto mais vacinados, melhor. A Pfizer é segura para adolescentes!", escreveu. A capital de Santa Catarina está vacinando pessoas de 16 anos ou mais e adolescentes de 12 a 16 anos com comorbidades. 

Vacina apenas para adolescentes com comorbidades

João Pessoa (PB) - Em João Pessoa estão sendo vacinados os adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidade ou deficiência. Ainda não há informação sobre a programação para imunizar os menores de idade que não se enquadram nestes casos.

Belo Horizonte (MG) - Em Belo Horizonte, estão sendo vacinados todos os adolescentes a partir de 12 anos com comorbidades. Cuiabá A assessoria da Secretaria de Saúde de Cuiabá informou que ainda não tinha começado a vacinação neste público porque não tem doses de vacinas suficientes, mas ponderou que quando os imunizantes estiverem disponíveis, a prefeitura vai seguir a recomendação do Ministério da Saúde.

Salvador (BA) - Ainda na quinta-feira (16), Salvador suspendeu a vacinação de adolescentes sem comorbidades. A capital planejava abrir a imunização para o público de 17 a 14 anos. Manteve, portanto, a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades e/ou deficiência permanente. Nesta sexta-feira (17), a estratégia seguiu com a repescagem 18 anos ou mais que ainda não iniciaram o esquema vacinal na cidade e estão com o nome na lista do site da Secretaria Municipal da Saúde.

Goiânia (GO) - A Prefeitura de Goiânia está vacinando todos os adolescentes de 17 anos. De 12 a 16 anos, só estão recebendo a vacina os menores de idade portadores de deficiência, gestantes e puérperas. Distrito Federal "O Distrito Federal vai manter a vacinação de adolescentes de 14 ,15, 16 e 17 anos com a vacina Pfizer, como estava previsto. A vacina Pfizer é a única que tem registro definitivo, e ela é mundial. Isso é fundamental. E nunca houve nenhuma manifestação da Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] quanto a isso", afirmou o secretário de Saúde, general Pafiadache, durante coletiva de imprensa na tarde desta quinta-feira (16).

TERESINA (PI) - Embora Teresina ainda não tenha aberto a vacinação para os adolescentes, a Prefeitura informou que deve seguir a recomendação do Ministério da Saúde . "A Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS) afirmou que "segue rigorosamente o Plano Nacional de Imunização definido pelo Ministério da Saúde. Portanto, a Fundação Municipal de Saúde vai seguir o que o Ministério da Saúde definir", informou ao Meionorte.com.

Com informações da Agência Brasil e UOL



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES